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capa do ebook FROM HERITAGE TO CITIZENS’ CREATIVITY  – THE ECOLOGY OF DESIGN AND PARTICIPATION IN PAREDES’ INDUSTRIAL HERITAGE

FROM HERITAGE TO CITIZENS’ CREATIVITY – THE ECOLOGY OF DESIGN AND PARTICIPATION IN PAREDES’ INDUSTRIAL HERITAGE

O presente artigo explora a dinâmica do design, o envolvimento dos

cidadãos e a cultura local, na estrutura da cidade de Paredes e seu património

industrial. Este estudo de caso específico visa demonstrar o design de comunicação

como um componente estratégico para a ecologia das organizações. Isso é avaliado

no contexto de Paredes, uma região industrial tradicional do norte de Portugal, com

um deficit simbólico na sua principal atividade industrial, a indústria de mobiliário.

Paredes tem uma tradição empresarial historicamente enraizada, centenária, com

ativos endógenos variados, uma posição geográfica privilegiada e um forte património

industrial associado ao mobiliário e indústria da madeira. Esta atividade define uma

identidade e uma cultura local e é reconhecida como tal. A relação da indústria com o

design como estratégia, metodologia e produto evoluiu muito significativamente, tendo

uma estratégia de governança estruturada que visava conectar-se às práticas de

desenvolvimento sustentável em design, mas que vagueia por uma série de decisões

que relatam agendas incompatíveis com essa mesma estratégia de design. Para

sustentar esse desenvolvimento regional, o design é incluído nas políticas e confirmado

como promotor do desenvolvimento de uma cidade criativa. Esta pesquisa reconheceu

o design como um potenciador da interpretação da estratégia organizacional, um

modelo de inovação que se ramifica nas esferas económica e criativa. Evolui para

construir o conceito de economia criativa e está particularmente associado a modelos

de desenvolvimento territorial. Além das condições tradicionais ligadas à estratégia

industrial, o design como constituinte do desenvolvimento das organizações pode ser

interpretado como a ponte entre estratégia, comunicação e participação.

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FROM HERITAGE TO CITIZENS’ CREATIVITY – THE ECOLOGY OF DESIGN AND PARTICIPATION IN PAREDES’ INDUSTRIAL HERITAGE

  • DOI: 10.22533/at.ed.8372019028

  • Palavras-chave: design, indústria de mobiliário, património local, Paredes

  • Keywords: design, furniture industry, local heritage, Paredes

  • Abstract:

    The following paper explores

    the dynamics of design, citizens’ engagement

    and local culture, in the framework of the city

    of Paredes and its industrial heritage. This

    particular case study aims at demonstrating

    communication design as a strategic constituent

    for the organizations’ ecology. This is assessed

    in the municipality of Paredes, a traditional

    industrial region in Northern Portugal, with a

    symbolic deficit in its main industrial activity,

    the furniture industry. Paredes has a historically

    rooted entrepreneurial tradition, centenarian,

    with varying endogenous assets, a privileged

    geographical position and a strong industrial

    heritage associated with furniture and wood.

    This activity defines an identity and local culture

    and is recognized as such. The relationship

    of the industry with the design as strategy,

    methodology and product has evolved very

    significantly, having a framed governance

    strategy that aimed to connect with sustainable

    development practices in design, but that

    wanders by a series of decisions that report

    to mismatched agendas with the design. To

    enhance this regional development, design is

    included in policies and upheld as a promoter

    of development for a creative city. This research

    acknowledged design as an enhancer for

    the interpretation of organizational strategy,

    an innovation model that branches into the

    economic and creative spheres. It evolves

    to build the concept of creative economy,

    and is particularly associated with models for

    territorial development. In addition to traditional

    conditions linked to the industrial strategy,

    design as a constituent part of the development

    of organizations may be interpreted as the

    bridge between strategy, communication and

    participation.

  • Número de páginas: 14

  • Heitor Alvelos
  • Vitor Quelhas
  • Jorge Brandão Pereira
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