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GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS

O presente artigo tem como objetivo

analisar a gestão da educação brasileira

fazendo uma retrospectiva histórica sobre a

organização da educação no país, iniciando

na década de 1930, período da ditadura militar

com forte prevalência do ensino profissional

destinado as classes mais pobres, com ênfase

na fragmentação do saber e no fortalecimento

da divisão social perpassando pelos estudos

iniciais da administração escolar, a qual sofreu

forte impacto da administração clássica,

pautada nos referenciais da administração

empresarial. Este movimento acompanhou a

reabertura política no Brasil, com a promulgação

da Constituição Federal de 1988, em que trouxe

para os debates acadêmicos os discursos de

uma educação pública de qualidade e de uma

gestão escolar democrática, perpassando pelas

reformas educacionais dos anos 90 e os impactos

que essas reformas trouxeram para a gestão

da educação. Nesse trabalho defendemos

uma concepção de educação transformadora,

sendo esta um meio para a construção de uma

sociedade mais justa, cuja referência seja o ser

humano e não exclusivamente o capital

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GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Políticas Educacionais, Gestão escolar, Educação transformadora.

  • Keywords: Education Policies, School Management, Transformative education

  • Abstract:

    This article aims to analyze the

    management of Brazilian education by making

    a historical retrospective on the organization

    of education in the country, beginning in the

    1930s, a period of military dictatorship with a

    strong prevalence of professional teaching for

    the poorest classes, with an emphasis on the

    fragmentation of to know and the strengthening of

    social division, passing through the initial studies

    of the school administration, which suffered had

    strong impact of the classic administration, based

    on the references of business administration.

    This movement accompanied the political

    reopening in Brazil, with of the promulgation

    of Federal Constitution of the 1988, in which

    brought for academic debate, the discourses of

    the quality public education and of a democratic

    management school. In this work we defend an

    conception of transforming education, being this

    a way for a construction of than one more fairer

    society whose reference be humans being and

    not exclusively the capital.

  • Número de páginas: 15

  • Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo
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