Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

Nas últimas décadas o contexto da nanociência e nanotecnologia tem despertado diversas pesquisas e impulsionado o desenvolvimento científico-tecnológico no país em diversas áreas do conhecimento. Isso ocorre devido ao melhoramento das propriedades dos materiais quando explorados com diâmetros dentro da escala do nanometro. Porém, esses termos só passam a fazer parte do contexto acadêmico de um indivíduo geralmente no ensino superior, despertando de forma tardia o interesse por esse segmento. Diante disso, esse trabalho de cunho teórico/exploratório  traz uma proposta de introdução da Nanociência e Nanotecnologia no ensino médio, realizada por meio da aplicação de um questionário simples em três turmas de ensino médio (1º, 2º e 3º anos). Os resultados mostraram que 91% dos alunos têm o interesse em ter conhecimentos destas áreas ainda em disciplinas ao longo do ensino médio. Além disso, aqui propõe-se também metodologias prático-experimentais como forma de sedimentação do processo ensino-aprendizagem.

Ler mais

NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.29020130211

  • Palavras-chave: Nanociência, Nanotecnologia, Multidisciplinaridade

  • Keywords: Nanoscience, Nanotechnology, Multidisciplinary

  • Abstract:

    In the last decades the nanoscience and nanotechnology context has aroused several researches and boosted the scientific-technological development in the country in several areas of knowledge. This is due to improved material properties when exploited with diameters within the nanometer scale. However, these terms are only introduced to students generally in higher education, arousing later interest in this segment. Given this, this exploratory theoretical work brings a proposal to introduce Nanoscience and Nanotechnology in high school, performed by applying a simple questionnaire in three high school classes (1st, 2nd and 3rd grades) where 91% of students is interested in having knowledge of these areas still in subjects throughout high school. Moreover, here we also propose practical-experimental methodologies as a way of sedimentation of the teaching-learning process.

  • Número de páginas: 10

  • Débora Silva Vidigal Dourado
  • Jerlian Soares Araújo
  • Jocélia Pereira de Carvalho Oliveira
  • Marccus Victor Almeida Martins
Fale conosco Whatsapp