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capa do ebook ESQUIZOFRENIA E O PROCESSO EDUCACIONAL

ESQUIZOFRENIA E O PROCESSO EDUCACIONAL

O presente artigo enfatiza o tema

“Esquizofrenia e o processo educacional”. O

trabalho apresenta, como problema, a falta

de subsídios dos professores para identificar

e atender os indivíduos que apresentam

esquizofrenia. Desse modo, objetivou-se,

de forma geral, pesquisar as dificuldades

de desenvolvimento, de aprendizagem e de

relacionamento dos esquizofrênicos, buscando

meios para integrá-los à sociedade, sem que

sejam discriminados. Assim, especificamente,

investigou-se o esquizofrênico na sociedade,

abordando suas reais dificuldades, a fim de

buscar melhorias no processo de ensino do

adolescente com essa doença. Para isso, é

necessário capacitar corretamente o professor,

para que este possa identificar os primeiros

sinais do problema. Segundo Matos (2007),

a esquizofrenia é um tipo de psicose; a

medicina a considera como uma perturbação

do funcionamento da mente, que tem por

característica alterações do julgamento, do

raciocínio, da personalidade e a perda da

realidade. Esquizofrenia significa “mente

dividida”, pelo fato de que o indivíduo não sabe

diferenciar o real de suas fantasias; desse

modo, tem a certeza de que seus delírios e

alucinações são reais. 

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ESQUIZOFRENIA E O PROCESSO EDUCACIONAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.28320130224

  • Palavras-chave: esquizofrenia, delírios, alucinações, dificuldades de aprendizagem, relacionamento.

  • Keywords: schizophrenia, delusions, hallucinations, learning disabilities, relationship.

  • Abstract:

    This article emphasizes the

    theme “Schizophrenia and the educational

    process”. The paper presents, as a problem,

    the lack of subsidies from teachers to identify

    and treat individuals with schizophrenia. Thus,

    the objective was, in general, to research

    the development, learning and relationship

    difficulties of schizophrenics, seeking ways

    to integrate them into society, without being

    discriminated against. Thus, specifically, we

    investigated the schizophrenic in society,

    addressing its real difficulties in order to seek

    improvements in the teaching process of

    adolescents with this disease. For this, it is 

    necessary to properly train the teacher so that he can identify the first signs of the

    problem. According to Matos (2007), schizophrenia is a type of psychosis; Medicine

    regards it as a disturbance in the functioning of the mind, characterized by changes in

    judgment, reasoning, personality, and the loss of reality. Schizophrenia means “split

    mind,” because the individual cannot differentiate the real from his fantasies; in this

    way you are sure that your delusions and hallucinations are real.

  • Número de páginas: 13

  • ADRIANE DE LIMA VILAS BOAS BARTZ
  • CINTYA FONSECA LUIZ
  • Tatiane Mello de Miranda
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