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capa do ebook UTILIZAÇÃO DE MASSA DE MODELAR EM AULA PRÁTICA DE ANATOMIA ANIMAL NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

UTILIZAÇÃO DE MASSA DE MODELAR EM AULA PRÁTICA DE ANATOMIA ANIMAL NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Existe uma necessidade urgente

de adequação das informações das ciências

morfológicas compatível com o perfil dinâmico

e imediatista dos alunos recém-chegados

aos cursos de bacharelados em medicina

veterinária. Limitar o aluno a receber informações

pelo processo de recepção, não atinge os

objetivos requeridos pela educação atual. A

utilização de metodologias ativas durante as

aulas buscam despertar o protagonismo do

aluno e impor uma remodelação do papel do

professor, apontando alternativas para o mero

aprendizado passivo. Este trabalho teve por

objetivo relatar a experiência realizada com

os alunos do primeiro período referente a

utilização de massa de modelar na aula prática

de anatomia dos animais domésticos para o

estudo de planos, eixos e secção. A primeira

parte da prática ocorreu em sala de aula, com a

exposição teórica dos conceitos elementares da

nomenclatura anatômica veterinária. A segunda

etapa foi realizada no laboratório, onde os

alunos receberam individualmente massa de

modelar e fio de nylon, juntamente com uma lista

de tarefas a serem realizadas durante a aula.

Ao final da aula, foi distribuído um questionário

teórico com perguntas norteadoras referentes

aos conteúdos abordados. As perguntas foram

respondidas baseadas em casos clínicos que

envolviam situações problemas com foco em

abordagem cirúrgica de órgãos e cavidades.

Os alunos foram estimulados a responder

coletivamente, mediados pelo professor,

gerando uma ampla discussão, de onde as

respostas foram apresentadas pela turma,

consolidando os conceitos estudados. Os alunos

foram capazes de criar novos paradigmas

no processo de aprendizagem da anatomia

tornando-se protagonistas na construção

do conhecimento. Apesar das metodologias ativas serem ferramentas valiosas no

processo de ensino e aprendizagem, os métodos tradicionais de dissecação ainda se

faz necessário, para que haja um equilíbrio entre os métodos tradicionais e modernos

de ensinar para alcançar a excelência no estudo da anatomia veterinária.

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UTILIZAÇÃO DE MASSA DE MODELAR EM AULA PRÁTICA DE ANATOMIA ANIMAL NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.95020140210

  • Palavras-chave: Nomenclatura anatômica, Posicionamento, Metodologia Ativa.

  • Keywords: Anatomical Nomenclature, Positioning, Active Methodology

  • Abstract:

    There is an urgent need to adapt morphological sciences information to

    match the dynamic and immediate profile of newcomers to veterinary bachelor degrees.

    Limiting the student to receive information through the reception process does not

    achieve the goals required by the current education. The use of active methodologies

    during the classes seek to awaken the student’s protagonism and impose a reshaping

    of the teacher’s role, pointing out alternatives to mere passive learning. This paper

    aims to report the experience with the students of the first period regarding the use

    of modeling clay in the practical class of domestic animals’ anatomy for the study of

    plans, axes, and sections. The first part of the practice took place in the classroom,

    with the theoretical exposition of the elementary concepts of veterinary anatomical

    nomenclature. The second stage was performed in the laboratory, where students

    were individually given modeling clay and nylon thread, along with a list of tasks to

    be performed during the class. At the end of the class, a theoretical questionnaire

    was distributed with guiding questions regarding the contents covered. The questions

    were answered based on clinical cases involving problem situations focusing on a

    surgical approach to organs and cavities. The students were stimulated to respond

    collectively, mediated by the teacher, generating a wide discussion, where the answers

    were presented by the class, consolidating the studied concepts. Students were able

    to create new paradigms in the anatomy learning process by becoming protagonists

    in the construction of knowledge. Although active methodologies are valuable tools in

    the teaching and learning process, traditional dissection methods are still needed to

    balance traditional and modern teaching methods to achieve excellence in the study of

    veterinary anatomy.

  • Número de páginas: 8

  • Débora Pereira Garcia Melo
  • Gabriel de Abreu Pfrimer
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