APRIMORAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

A sistemática e filogenética é uma área que estuda a diversidade biológica com todos os seus desdobramentos evolutivos e divergências de classificação dos seres vivos. Por isso, é um dos componentes curriculares do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a sua oferta tem sido acompanhada pelas atividades de monitoria como um auxílio extra para a compreensão dos conteúdos pelos discentes matriculados na mesma. Objetivo: Verificar a contribuição da monitoria no ensinoaprendizagem da disciplina Fundamentos da Sistemática e filogenética realizada durante os semestres 2017.1 e 2018.1. Metodologia: Foi aplicado um questionário, com 13 perguntas, no formato online utilizando a ferramenta Google formulários e os dados apurados pela análise individual das respostas obtidas para cada questão. Resultados: Os discentes que cursaram a disciplina em questão, durante os semestres de 2017.1 e 2018.1, foram selecionados e destes um total de 24 discentes responderam o questionário. A maioria dos entrevistados (79,2%) correspondeu a indivíduos do sexo feminino e 66,7% apresentaram uma faixa etária de 16 a 20 anos. Foi verificado que todos os participantes alegaram que consideram as atividades de monitoria como importantes durante o processo de aprendizagem. Esses classificaram o auxílio fornecido pela monitoria como muito importante (50%) e importante (50%). Além disso, a monitoria foi destacada como um importante instrumento na contribuição da formação dos docentes entrevistados, ao proporcionar facilidade na aprendizagem através do direcionamento, revisão e fixação dos conteúdos da disciplina, bem como no auxílio para sanar as dúvidas existentes. Assim, 95,8% afirmaram que conseguiram melhorar seu rendimento ao participar da monitoria. Conclusão: Diante disso, é notório que as metodologias de ensino executadas nas monitorias são importantes, pois é um complemento do que foi estudado em sala de aula. Além disso, proporciona uma maior assimilação do conteúdo e, consequentemente, melhora o rendimento dos estudantes nas verificações de aprendizagem. Ademais, o discente tem um contato mais próximo com o monitor, o que ocasiona um assessoramento individual específico e eficaz.

APRIMORAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120224

Palavras chave: Ensino; graduação; biologia.

Keywords: Teaching; university graduate; biology.

Abstract:

Atena

Autores

  • Janielly Maria Pereira Santos Costa
  • José Cleferson Alves Ferreira da Silva
  • Maria Aliete Bezerra Lima Machado
  • Mayanne Karla da Silva