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capa do ebook Produção do gênero resumo no contexto acadêmico

Produção do gênero resumo no contexto acadêmico

Entende-se que, na esfera

acadêmica, grande parte do insucesso dos

alunos está relacionada à história pregressa

de letramento desses estudantes e à maneira

pela qual as práticas letradas da academia

lhes são apresentadas. Os diversos estudos

(FIAD, 2011; FISCHER, 2007; KLEIMAN, 2009;

OLIVEIRA, 2011; SILVA e PEREIRA, 2013)

desenvolvidos no Brasil sobre letramento

acadêmico confirmam que os alunos que

ingressam na universidade apresentam sérias

dificuldades para produzir gêneros como

resumos, resenhas, ensaios, entre outros,

recorrentes nesse contexto educacional. O

gênero resumo envolve compreensões diversas

e é usado em diferentes contextos educativos

com propósitos distintos. Assim, neste estudo,

de natureza qualitativa (ALVES-MAZZOTI

e GEWANDSNAJDER, 2001), de cunho

intervencionista (DAMIANI, 2012), amparado

pelos preceitos da Teoria Histórico-Cultural

(VYGOTSKI, 2009) e da Linguística Textual

(BEAUGRANDE, 1997; KOCH e ELIAS, 2010),

aborda-se as dificuldades de aprendizagens

desse gênero textual em um curso de

licenciatura. O resumo, aqui, está focalizado

como um gênero escolar e/ou acadêmico,

decorrente de um processo de retextualização

de outros gêneros. Para Lillis (1999), faz parte

do senso comum a ideia de que os estudantes,

ao ingressar na universidade, têm conhecimento

suficiente para produzir diversos gêneros que

circulam nesse contexto, não recebendo, assim,

orientações à redação de tais gêneros. Diante

de desses fatos, defende-se, neste trabalho,

que a universidade, além de considerar a

história de letramento de seus estudantes, deve

chamar para si a responsabilidade de sanar as

diversas dificuldades de produção escrita que os acadêmicos apresentam ao ingressar

na academia, especialmente nos cursos de licenciatura, se deseja formar professores

capazes de focalizar o ensino e a aprendizagem da escrita como prática social.

Dessa forma, compreende-se que os processos psicológicos (VYGOTSKI, 2009) e a

mediação (VYGOTSKI, 2009) desempenham papel preponderante na aprendizagem

dos diferentes gêneros textuais, que circulam em diferentes esferas educativas.

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Produção do gênero resumo no contexto acadêmico

  • DOI: 10.22533/at.ed.9502014027

  • Palavras-chave: letramento acadêmico; escrita; processos interpsicológicos.

  • Keywords: Academic literacy; writing; interpsicological process.

  • Abstract:

    In the academy sphere, a large share of students’ underachievement

    is related to literacy past history and the way that literate practices in the academy

    are presented them. Several studies (FIAD, 2011; FISCHER, 2007; KLEIMAN, 2009;

    OLIVEIRA, 2011; SILVA e PEREIRA, 2013) developed in Brazil concerning academic

    literacy do confirm that students enter the university with severe difficulties to produce

    recurring genres in this context, like summaries, reviews, essays, among other. The

    genre summary entails several comprehensions and is used in different educational

    contexts with distinct purposes. Thus, in this qualitative study, (ALVES-MAZZOTI e

    GEWANDSNAJDER, 2001), of interventionist nature (DAMIANI, 2012), supported

    by precepts of Historical-Cultural Theory(VYGOTSKI, 2009) and Textual Linguistics

    (BEAUGRANDE, 1997; KOCH e ELIAS, 2010),address learning disabilities in this

    textual genre in a licentiate degree course. The summary, here, is focuses as a school

    and/or academic genre arising from a re-textualization process of other genres. To

    Lillis (1999), is common sense the idea that students, while entering university, have

    a sufficient knowledge to produce several genres that circulate in this context, don’t

    receiving orientation concerning writing these genres. Faced with this facts, this paper

    defends that the university, not only ought to consider past history literacy of students,

    but also ought to embrace responsibilities of solving the several difficulties in writing

    production shown up by academics while entering the university, especially in licentiate

    degree courses, to graduate teachers capable of focusing teaching and learning of

    writing as social practice. This way, is understood that psicological process (VYGOTSKI,

    2009) and mediation (VYGOTSKI, 2009) play an important part in learning different

    textual generes that circulate in different educational spheres.

  • Número de páginas: 14

  • Marion Rodrigues Dariz
  • Márcia Teixeira Antunes
  • Aline Simões Peter
  • Clarice Vaz Peres Alves
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