PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Esta pesquisa foi desenvolvida por dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Maracanaú, licenciandos de Química e são membros do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores, que após estudos sobre a Teoria Ausubeliana, a Aprendizagem Significativa, e aguçados pela curiosidade de conhecerem as práticas e concepções dos docentes das escolas da rede pública, realizaram o presente estudo. Os questionamentos surgiram: será que os professores conhecem a teoria da Aprendizagem Significativa? Aplicam sem terem noção que existe uma teoria embasando suas práticas? Buscou-se conhecer as concepções e práticas dos professores no que diz respeito à teoria da Aprendizagem Significativa e observar se os professores aplicam alguma teoria em suas práticas, embora não percebam. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, interpretativa em duas escolas da rede pública no Município de Maracanaú (CE). Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterização quanto à formação e tempo de magistério dos professores e uma escala Likert contendo assertivas sobre a teoria da Aprendizagem Significativa. Conclui-se que os preceitos da Aprendizagem Significativa não são de domínio dos professores, a pesquisa demonstrou também que, os professores são cientes que devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, mas não conhecem a Aprendizagem Significativa.

PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

DOI: 10.22533/at.ed.1532012021

Palavras chave: Aprendizagem Significativa. Professores. Ensino. Teoria. Práticas.

Keywords: Meaningful learning. Práticas. Teachers. Teaching. Theory.

Abstract:

This research was developed by two students from the Federal Institute of  Education, Science and technology of Ceará, Maracanaú Campus, undergraduate chemistry and are members of the research and teacher training Group, which after studies on the Ausubelian theory, the Meaningful learning, and keen on the curiosity of knowing the practices and conceptions of teachers in public schools, carried out the present study. The questions arose: Do teachers know the theory of meaningful learning? Do you Apply without any notion that there is a theory based on your practices? We Sought to know the conceptions and practices of teachers with regard to the theory of Meaningful Learning and to observe whether the teachers apply some theory in their practices, although they do not perceive. The study was characterized as a qualitative, interpretative research in two schools of the public network of Fortaleza in the municipality of Maracanaú (CE). Initially, a questionnaire was applied to characterize the teacher’s training and teaching time and a Likert scale containing assertives about the theory of meaningful learning. It is concluded that the precepts of meaningful learning is not in the domain of teachers, the research demonstrated that teachers are aware of the rescue of previous knowledge of students, but do not know the meaningful learning.  

Autores

  • João Guilherme Nunes Pereira
  • Oscar Maia Barroso Rocha
  • SILVANY BASTOS SANTIAGO