MONITORIA ACADÊMICA EM REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Considera que a monitoria acadêmica possibilita despertar no alunomonitor o interesse pela carreira docente e consolidar os conhecimentos adquiridos em determinada disciplina. Atuando como mediador de ensino-aprendizagem, o monitor propõe estratégias de ensino para amenizar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Este relato de experiência trata a vivência de uma acadêmica no Programa de Monitoria no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Representação Descritiva, que aborda as técnicas de catalogação - uma das principais atividades realizadas por bibliotecários em unidades de informação. Objetiva servir de apoio para alunos que desejam ingressar em um Programa de Monitoria, além de contribuir para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria e estimular estudantes de Biblioteconomia a apresentarem suas experiências. A metodologia é a observação participante, que consiste na integração do pesquisador com a pesquisa em si. Descreve o ingresso no Programa e as atividades desenvolvidas, como a elaboração de fichas catalográficas com os alunos e a catalogação do acervo da Biblioteca Setorial do curso de Biblioteconomia. Também relata a cooperação existente entre monitora e orientadora, o que resultou em êxito ao Programa. A monitoria possibilitou aos alunos a apresentar um bom desempenho no decorrer do semestre letivo e à monitora a aprofundar e fixar melhor o conteúdo da disciplina. Concluise que contribuiu para o desenvolvimento de uma boa relação interpessoal entre monitora, alunos monitorados e docentes, resultando em maior envolvimento com o curso.

MONITORIA ACADÊMICA EM REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120225

Palavras chave: Programa de Monitoria. Ensino superior. Representação Descritiva.

Keywords: Monitoring Program. University education. Descriptive Representation.

Abstract:

It considers that scholar monitoring enables to arise in the student-monitor the insterest for the teaching career and consolidates the acquired knowledge in a determined discipline. Acting as a teaching-learning mediator, the monitor proposes strategies of teaching to reduce the difficulties of the students. This experience report brings the experiences of a scholar student in the Program of Monitoring in the course of Biblioteconomy of the Federal University of Alagoas, in the discipline of Descriptive Representation, which approaches the techniques of cataloguing – one of the main activities held by librarians in information units. It aims at serving as a support for students who desire joining a Monitoring Program, besides contributing to the reflection and the fortification of the activities of monitoring and estimulating students of Biblioteconomy to present their experiences. The methodology is the participating observation which consists in the integration of the researcher with the research itself. It describes the joining in the Program and the developed activities, as the production of catalog sheets with the students and the cataloguing of the Biblioteconomy Sectoral Library collection. It also reports the existing cooperation between the monitor and his/her advisor, what resulted in success to the Program. The monitoring offered the students the possibility of showing a good performance throughout the term and the monitor the chance of a better understanding towards the contente of the discipline. It concludes that it contributed fot the development of a good interpersonal relation among the monitor, monitored students and the professor, resulting in a wider involvement with the course.

Autores

  • PALOMA ISRAELY BARBOSA DE SÁ
  • Rosana Rodrigues dos Santos
  • ROSANA RODRIGUES DOS SANTOS