A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: UMA APLICAÇÃO NO CURSO DE CONTABILIDADE DA UFAL

A monitoria é uma ferramenta de reestruturação dos modos de ação pedagógica, O objetivo geral dessa pesquisa foi observar como a monitoria direcionada para a disciplina Contabilidade Básica na UFAL contribuiu na formação dos alunos e do monitor. Como objetivos específicos, este trabalho focou incentivar os discentes a utilizar a monitoria, integrar os alunos com a disciplina e analisar o aprendizado de um semestre para outro no ano de 2018. Foram aplicados questionários para as duas turmas do primeiro período, sendo uma do primeiro semestre e a outra do segundo no ano letivo de 2018. Diante de todo contexto abordado afirma-se que a orientação e a prática vivenciada do aluno-monitor, no seu primeiro semestre, o aperfeiçoou para a execução de tais atividades durante o seu segundo semestre, tendo como consequência um melhor aproveitamento da disciplina para os discentes registrandose um menor número de alunos reprovados. Tais mediações permitem superar limites de tempo e de espaço e perceber que aprender assuntos envolvendo cálculos contábeis não é tão difícil quanto parece, visto que, os discentes puderam compreender melhor os diferentes modos de abordagem pedagógica. Por fim destacamos que é necessário conjecturar sobre a realidade na graduação em termos de ensino aprendizagem.

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: UMA APLICAÇÃO NO CURSO DE CONTABILIDADE DA UFAL

DOI: 10.22533/at.ed.15320120226

Palavras chave: monitoria, ensinoaprendizagem, contabilidade básica, avaliação de desempenho.

Keywords: monitoring; learning; accounting; performance evaluation.

Abstract:

Monitoring is an instrument for restructuring pedagogical modes of action. The general objective of this research was to observe how monitoring directed to the Basic Accounting discipline at UFAL contributed to the formation of students and the student monitor. As specific objectives, this work focused on encouraging students to use monitoring, integrating students with the subject and analyzing the acquired knowledge from semester to semester in 2018. Questionnaires were applied to the two classes of the first period, one of the first semester and another one, from the second semester of the 2018 school year. Given all the context covered, it is stated that the orientation and lived practice of the student monitor during his first semester improved him to perform such activities during his second semester, resulting in a better use of the discipline for students, with fewer students failing. This measure allows us to overcome time and space limits and to realize that learning subjects involving accounting calculations is not as difficult as it seems, since students could better understand the different modes of pedagogical approach. Finally, we emphasize that it is necessary to think about the undergraduate in terms of teaching-learning.

Autores

  • Ana Paula Lima Marques Fernandes
  • Gabriel Gregório Santos de Assis
  • Márcia Maria Silva de Lima
  • Ronaldo Ribeiro Fernandes
  • Samuel de Oliveira Rodrigues