ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Sabe-se que a Física trata do entendimento dos fenômenos da natureza, ou seja, fenômenos que estão presentes no dia-adia de todo ser humano. No entanto, o ensino dessa ciência é geralmente desenvolvido nas escolas de forma conteudista, muito matematizado e os estudantes se comportam como elemento passivo na construção do conhecimento. Neste cenário, o presente trabalho teve como objetivo investigar, analisar e aplicar ferramentas didáticas no ensino de Ciências, tendo como foco a Física, por meio de atividades lúdicas, a fim de despertar o interesse dos estudantes para a ciência em geral. Para tanto, as atividades foram desenvolvidas de forma que os estudantes pudessem participar de forma mais ativa e que os assuntos tratados fossem abordados de maneira mais contextualizada com o dia a dia dos estudantes. Assim, no desenvolvimento deste trabalho foram apresentados alguns brinquedos aos estudantes com o direcionamento das observações para alguns fenômenos científicos empregados ao funcionamento dos mesmos, momento onde foram abordados alguns conceitos ou definições de Ciências, tendo como foco os fenômenos físicos. Os fenômenos observados no funcionamento dos brinquedos também foram estudados por meio de aulas de simulação computacional e práticas experimentais, construídas a partir de materiais de baixo custo ou reaproveitáveis. Portanto, a ideia central desta proposta foi a aplicação de uma intervenção metodológica, para facilitar e motivar a capacidade dos estudantes de interação nas salas de aula, de tal forma a estimular a busca de respostas a sua curiosidade, para que eles pudessem desenvolver autonomia de aprendizagem, senso crítico, a fim de conduzí-los a um aprendizado significativo.

ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA

DOI: 10.22533/at.ed.27620130227

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Physics; ludic; teaching and learning.

Abstract:

Physics is known to understand the phenomena of nature, that is, phenomena that are present in the everyday life of every human being. However, the teaching of this science is generally developed in schools in a contentious, highly mathematical way and students behave as a passive element in the construction of knowledge. In this scenario, the present project aimed to investigate, analyze and apply didactic tools in science teaching, focusing on physics, through playful activities, in order to arouse students’ interest in science in general. Therefore, the activities were developed so that the students could participate more actively and that the subjects dealt with were more contextually approached with the students’ daily life. Thus, in the development of this project some toys were presented to the students with the directing of the observations to some scientific phenomena employed to their functioning, when some concepts or definitions of Sciences were approached, focusing on the physical phenomena. The phenomena observed in the functioning of toys were also studied through computer simulation classes and experimental practices, built from low cost or reusable materials. Thus, the central idea of this proposal was the application of a methodological intervention, to facilitate and motivate the students’ ability to interact in the classroom, in such a way as to stimulate the search for answers to their curiosity, so that they could develop autonomy of their own. Learning the critical sense, in order to lead them to meaningful learning.

Autores

  • CRISTIANE GOMES GUIMARÃES
  • GISLAYNE ELISANA GONÇALVES
  • SUELLEN CRISTINA MORAES MARQUES
  • SUELLEN CRISTINA MORAES MARQUES