Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA

ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Sabe-se que a Física trata do

entendimento dos fenômenos da natureza, ou

seja, fenômenos que estão presentes no dia-adia de todo ser humano. No entanto, o ensino

dessa ciência é geralmente desenvolvido

nas escolas de forma conteudista, muito

matematizado e os estudantes se comportam

como elemento passivo na construção do

conhecimento. Neste cenário, o presente

trabalho teve como objetivo investigar, analisar

e aplicar ferramentas didáticas no ensino de

Ciências, tendo como foco a Física, por meio de

atividades lúdicas, a fim de despertar o interesse

dos estudantes para a ciência em geral. Para

tanto, as atividades foram desenvolvidas de

forma que os estudantes pudessem participar

de forma mais ativa e que os assuntos

tratados fossem abordados de maneira mais

contextualizada com o dia a dia dos estudantes.

Assim, no desenvolvimento deste trabalho

foram apresentados alguns brinquedos

aos estudantes com o direcionamento

das observações para alguns fenômenos

científicos empregados ao funcionamento dos

mesmos, momento onde foram abordados

alguns conceitos ou definições de Ciências,

tendo como foco os fenômenos físicos. Os

fenômenos observados no funcionamento

dos brinquedos também foram estudados por

meio de aulas de simulação computacional e

práticas experimentais, construídas a partir de

materiais de baixo custo ou reaproveitáveis.

Portanto, a ideia central desta proposta foi a

aplicação de uma intervenção metodológica,

para facilitar e motivar a capacidade dos

estudantes de interação nas salas de aula,

de tal forma a estimular a busca de respostas

a sua curiosidade, para que eles pudessem

desenvolver autonomia de aprendizagem, senso

crítico, a fim de conduzí-los a um aprendizado

significativo.

Ler mais

ATIVIDADES LÚDICAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.27620130227

  • Palavras-chave: Física; lúdico; ensino e aprendizagem.

  • Keywords: Physics; ludic; teaching and learning.

  • Abstract:

    Physics is known to understand the phenomena of nature, that is,

    phenomena that are present in the everyday life of every human being. However,

    the teaching of this science is generally developed in schools in a contentious, highly

    mathematical way and students behave as a passive element in the construction of

    knowledge. In this scenario, the present project aimed to investigate, analyze and

    apply didactic tools in science teaching, focusing on physics, through playful activities,

    in order to arouse students’ interest in science in general. Therefore, the activities were

    developed so that the students could participate more actively and that the subjects

    dealt with were more contextually approached with the students’ daily life. Thus, in the

    development of this project some toys were presented to the students with the directing

    of the observations to some scientific phenomena employed to their functioning, when

    some concepts or definitions of Sciences were approached, focusing on the physical

    phenomena. The phenomena observed in the functioning of toys were also studied

    through computer simulation classes and experimental practices, built from low cost

    or reusable materials. Thus, the central idea of this proposal was the application of a

    methodological intervention, to facilitate and motivate the students’ ability to interact in

    the classroom, in such a way as to stimulate the search for answers to their curiosity,

    so that they could develop autonomy of their own. Learning the critical sense, in order

    to lead them to meaningful learning.

  • Número de páginas: 15

  • SUELLEN CRISTINA MORAES MARQUES
  • CRISTIANE GOMES GUIMARÃES
  • GISLAYNE ELISANA GONÇALVES
Fale conosco Whatsapp