METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA HUMANIZAÇÃO DA MEDICINA

O processo de ensino - aprendizado nos cursos de medicina no Brasil está centrado, muitas vezes, em uma proposta tradicional, em que o aluno acaba sendo limitado a uma formação conteudista. A busca ativa por conhecimento, proposta pelas metodologias ativas, retira o aluno dessa posição de passividade diante das informações acadêmicas. Isso permite a passagem de um patamar de expectador para o nível de produtor do próprio conhecimento. Essa ferramenta, quando usada ao se considerar a necessidade de humanização dos cursos de medicina, implica no desenvolvimento de habilidades comunicacionais. O resultado, portanto, é a formação de profissionais mais aptos a lidarem de forma empática com seus pacientes.

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA HUMANIZAÇÃO DA MEDICINA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120230

Palavras chave: Fisioterapia, biomedicina, medicina

Keywords: Physiotherapy , Biomedicine ,medicine

Abstract:

The process of teaching and learning in medical schools in Brazil is focused, most of times, in a traditional proposal , in which students are limited in a accountant formation. The active search for knowledge, proposed by active methodologys, takes the student out of this passive position in front of academicl knowledge. Therefore, the student passes away from the level of an expectator to the level of an information’s produtor. This tool, when used considering the needs of humanization of medicine, allows development of communication habilities. So, the results envolve the graduation of more emphatic doctors in the relantionship with patients.

Autores

  • Bruna Linhares Reis
  • Edlaine Faria de Moura Villela
  • Hellen Miranda Campos
  • Jéssica Dos Santos Fernandes
  • Laura Borges Bandeira
  • Matheus Bento Vieira Alcântara
  • Pedro Augusto Teodoro Rodrigues
  • Tracy Martina Marques Martins
  • Viviane Francisco dos Santos