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capa do ebook A ORIGEM DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO E SEU PAPEL COMO FORMADORA DO SER ÉTICO

A ORIGEM DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO E SEU PAPEL COMO FORMADORA DO SER ÉTICO

A composição enunciada tem

por objetivo discutir a origem do conceito de

Educação ou, Paideia, como fundamental para

formação do que significa ser ser humano de

fronte ao mundo. Pois, homem é o animal político

pleno que em sua completude permanece

constantemente envolvido em relações sociais,

e ao mesmo tempo, perfazendo o seu reino

interior e construindo-se mediante as fontes

que o permeiam, i.e., o homem revela-se

relativamente pela força reativa do outro.

Com efeito, o convívio humano além de ser

necessário devido à fragilidade do homem,

depende sobretudo da alteridade. Incorporado

dessa perspectiva e exortado pelos deuses

que os gregos, sobretudo Platão e Aristóteles,

potencializaram-se a excogitar o estado ideal,

a cidade perfeita, a sociedade excelente

composta por cidadãos excelentes, lançada

firmemente em direção ao bem comum, uma

vez que o cidadão grego não tomava conta

de si como um indivíduo, mas sim como parte

constituinte do coletivo, e pronto a exercer

uma função enquanto habitante da pólis. O

projeto platônico em sua completude tem como

característica basilar a apreensão de conceitos

habitantes do reino interior como: a justiça;

ética; amor; felicidade; sabedoria; bem; tanto

como os demais que possuem relação com o

objetivo último, i.e., a busca pela hecceidade.

Essa finalidade foi o elemento essencial da

constituição do mundo consagrado por Platão

como divino, o mundo formas perfeitas, das

essências, o mundo eterno, propriamente bom,

e harmônico. Destarte, a educação compõe a

compleição estrutural do mundo platônico como

a força motriz do caráter dos cidadãos em strictu

sensu, e, em lato sensu, representa o elemento

principal para harmonizar a estrutura perfeita

do mundo. 

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A ORIGEM DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO E SEU PAPEL COMO FORMADORA DO SER ÉTICO

  • DOI: 10.22533/at.ed.27620130211

  • Palavras-chave: Eudaimonia. Paideia. Ética. Amor. Educação.

  • Keywords: Eudaimonia. Paideia. Éthics. Love. Education.

  • Abstract:

    The composition aims to discuss the origin of the concept of Education, Or

    Paideia, as fundamental for the formation of the meaning to be human facing the world.

    For man is the full political animal that in his completeness is constantly involved in

    social relations, and at the same time, making up its inner kingdom and building through

    the context that permeate so, that is, man is revealed relatively by the reactive force of

    the other. Indeed, human conviviality, besides being necessary due to man’s fragility,

    depends mainly on otherness. Incorporated from this perspective and exhorted by the

    gods that the Greeks, especially Plato and Aristotle, were empowered to excogitate

    the ideal state, the perfect city, the excellent society composed of excellent citizens,

    launched firmly towards the common good, since the Greek citizen did not take care

    of himself as an individual, but as a constituent part of the collective, and ready to

    perform a function as a inhabitant of the Pólis. Platonic design in its completeness has

    as characteristic the basic apprehension of concepts inhabitants of the inner kingdom

    such as: the Justice; the ethics; the love; well-being; knowledge; good; as much as the

    others that are related to the most recent objective, that is, a search for essence. This

    purpose was the essential element of the constitution of the world consecrated by Plato

    as divine, the perfect world forms, the essences, the eternal world, properly good, and

    harmonic. Thus education forms the structural complexion of the Platonic world as the

    driving force of the character of citizens in strictu sensu, and in lato sensu represents

    the principal element for harmonizing the perfect structure of the world.

  • Número de páginas: 14

  • Pedro Calixto Ferreira Filho
  • Devanir Pereira dos Santos Canovas
  • Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo
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