Acordo Brasil/Estados Unidos: os objetivos hegemônicos do Memorando de Entendimento sobre Educação/1997

O tema aborda a concepção de educação presente no Memorando de Entendimento sobre Educação/1997, documento que alavancou diversas ações do Acordo entre Brasil e Estados Unidos da América, no que tange a intercâmbio educacional, com o objetivo de analisar o referido documento, desnudando sua natureza supostamente colaborativa, para revelar os reais objetivos da parceira. O problema indaga: de que forma tal Memorando concorre à perpetuação do modelo capitalista de produção vigente na sociedade? A metodologia pautouse em pesquisa documental, desenvolvida com abordagem qualitativa, calcada em análise de conteúdo. Os resultados confirmam a hipótese: o Acordo contribui para a manutenção da hegemonia capitalista, pois atua como difusor de seus ideários.

Acordo Brasil/Estados Unidos: os objetivos hegemônicos do Memorando de Entendimento sobre Educação/1997

DOI: 10.22533/at.ed.27620130217

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Bilateral Agreement Brazil/USA; Education; Capitalist Hegemony

Abstract:

The theme is about the conception of education presented in the Memorando de Entendimento sobre Educação/1997, document which provided many actions of the agreement between Brazil and United States of America, concerned with educational exchange. The objective is to analyze the cited document, taking out the supposed collaborative nature, and revealing the real objectives of this partnership contract. The problem asks: in what ways the referred Memorandum leads to the perpetuation of the current mode of capitalist production in society? The methodology is the documental research, developed by qualitative approach and content analyses. The results validate the hypothesis: The Agreement contributes to the maintenance of capitalist hegemony, because it acts as a diffuser of its ideas.

Autores

  • Darllen Almeida da Silva
  • Kátia de Nazaré Santos Fonsêca
  • Norma Iracema de Barros Ferreira