Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA

EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA

 Este artigo apresenta os resultados

de uma pesquisa que objetivou compreender

as possibilidades de se desenvolver a formação

integral de alunos do ensino técnico integrado

ao ensino médio, através de projetos de

experimentação em química pelo viés do Educar

pela Pesquisa. A pesquisa iniciou com os sete

bolsistas dos projetos da área de Química

do campus Rio Grande do IFRS, no ano de

2018. Nesta etapa, buscou-se compreender

as principais dificuldades encontradas de

modo que as professoras pudessem antecipar

ações necessárias ao realizarem a proposta

com as turmas regulares. O segundo momento

consistiu na introdução da metodologia do

Educar pela Pesquisa, através de um trabalho

direcionado sobre Química Forense, de modo

que os alunos das turmas regulares pudessem

se familiarizar com os pressupostos da referida

situação didática. Por fim, os alunos exercitaram

o Educar pela Pesquisa de forma ampla,

através do desenvolvimento de pesquisas

sobre a temática de eletroquímica. Nesta

etapa foi oportunizada a assunção da autoria

pelas próprias aprendizagens, uma vez que os

alunos escolheram os experimentos a partir de

seus contextos, buscaram os conhecimentos

necessários para a compreensão dos

fenômenos estudados, construíram

argumentos, divulgaram suas aprendizagens e

as validaram através da interação com a turma,

num primeiro momento, e posteriormente com

a comunidade do campus. O corpus de análise

consistiu nos diários reflexivos dos bolsistas e 

das professoras, bem como, nas avaliações feitas pelos demais alunos acerca das

duas propostas que participaram. A metodologia de análise envolveu uma leitura

atenta dos registros e teve como base a análise textual discursiva – ATD. Conclui-se

que o Educar pela Pesquisa aplicado à experimentação em química possibilitou o

desenvolvimento da formação integral dos educandos evidenciado pelas categorias

emergentes da análise: Formação da dimensão técnica; Contextualização dos saberes;

Favorecimento da autonomia para a aprendizagem e, Desenvolvimento de sujeitos

políticos, críticos e criativos.

Ler mais

EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.28320130220

  • Palavras-chave: Experimentação em química. Educar pela pesquisa. Formação integral. Educação profissional.

  • Keywords: Experimentation in chemistry. Educating by research. Integral formation. Professional education.

  • Abstract:

    This article shows the results of a research that goals to understand the

    possibilities in develop the integral formation of students of a technical course integrated

    to the high school education level, by projects with experimentation in chemistry and

    educating by research. The research began with seven scholarship holders of projects

    of chemistry area of IFRS – Campus Rio Grande, in 2018. In this step, the objective

    was to understand the main difficulties of the students, so the teachers could preview

    the necessary actions when doing the proposal with the regular classes. At a second

    moment, the educating by research methodology was introduced to the group by a

    work in class about forensic chemistry, so the regular students could familiarize with

    the fundamental bases of the methodology. Lastly, the students practiced broadly

    the educating by research for developing researches about electrochemistry. In that

    process step, it was given the opportunity of assumption of own authorship of their

    learning since the students chose the experiments from their contexts, they pursued

    the necessary knowledge to understand the studied phenomena, they built arguments,

    disclosed their learning and validated it, at a first moment, by the interaction with their

    classmates and after with the campus community. The methodology of this work was

    based on the reflective diaries of the scholarship holders and teachers and on the

    evaluation of the students that participated in both classes. The analysis methodology

    was done through an attentive reading of the writings in the diaries and it was based at

    the discursive textual analysis – DTA. In conclusion, the educating by research applied

    to experimentation in chemistry provided the development of the integral formation

    of the students, evidenced by the emerging categories of analysis: Formation of the

    technical dimension; Contextualization of knowledge; Favoring autonomy for learning

    and Development of political, critical and creative subjects.

  • Número de páginas: 12

  • Daniele Colembergue da Cunha Vanzin
  • Marina Zanotta Rocha
  • Maria do Carmo Galiazzi
  • Patrícia Anselmo Zanotta
Fale conosco Whatsapp