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capa do ebook A PLURALIDADE CULTURAL ENSINADA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO AMAZONAS

A PLURALIDADE CULTURAL ENSINADA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO AMAZONAS

Cabe à escola contribuir com uma

formação cidadã ao trazer para o âmbito

do processo de ensino e aprendizagem as

questões históricas e culturais que fazem parte

da vida contemporânea. No Brasil, as Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Educação Básica

(2013) determinam sobre a importância que

tem a viabilização efetiva no currículo de uma

formação comprometida com a valorização

das diferenças, respeito aos direitos humanos,

individuais e coletivos e suas manifestações na

pluralidade e na diversidade cultural existente

no país. Mas, como se sabe, este é um dos

maiores desafios formativos a ser assumido e

garantido pela escola do presente, posto que

o Brasil é um país que se caracteriza pela

pluralidade de culturas, não sendo fácil instituir

na escola uma formação para uma convivência

sem preconceitos e discriminações, e ainda,

resguardando-se os direitos sociais duramente

conquistados em meio a tanta diversidade. Esta

pesquisa teve como objetivo principal, refletir

sobre o tema acima mencionado, discutindose aspectos de sua integração e inclusão n

currículo escolar em ação diariamente, bem

como refletir sobre a relevância desta inclusão

para a formação da identidade regional do préadolescente do Ensino Fundamental, anos

finais, a partir do 6º ano de estudo. Os principais

procedimentos utilizados para a coleta de

dados foram observação direta e consulta

documental. A análise e interpretação dos

dados se apoiaram nos princípios do método

de interpretação de sentidos na perspectiva

da corrente fenomenológica. Os resultados

evidenciam inúmeras contradições e desafios

envolvendo assimilação de teorias e realização

de práticas e desafios a respeito do tema

Pluralidade Cultural. Aprender sobre a cultura

em que vive, é fundamental para a formação

do cidadão como sujeito individual e coletivo, 

ensinar sobre a pluralidade de culturas que se misturam no território brasileiro, e no

contexto regional deve fazer parte cotidiana do currículo escolar. 

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A PLURALIDADE CULTURAL ENSINADA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO AMAZONAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.27620130213

  • Palavras-chave: Currículo Escolar. Pluralidade Cultural. Ensino Fundamental.

  • Keywords: School Curriculum. Cultural Plurality. Basic Education. Elementary School

  • Abstract:

    It is the school’s responsability to contribute to citizen formation and to

    focus on the teaching and learning process related to historical and cultural issues,

    which are part of contemporary life. In Brazil, the National Curriculum Guidelines for

    Basic Education (2013) determine the importance of effective and viable curriculum

    for a commited education, that appreciates differences, respects human, individual

    and collective rights and their plural manifestations in the cultural diversity. But, as

    it’s known, this is one of the biggest formative challenges in the current school, since

    Brazil is a country that is characterized by the plurality of cultures, and it is not easy

    to institute a formation for coexistence without prejudice and discrimination, as well as

    safeguarding the hard-won social rights in the midst of such diversity. This research had

    as its main purpose to reflect on the plurality theme, discussing aspects of its integration

    and inclusion in the school curriculum on a daily basis aplication, as well as to reflect

    on the relevance of this inclusion to regional identity formation of the pre-adolescent

    elementary school, final years, and from the 6th year of study. The main procedures

    used for data collection were direct observation and documentary consultation. The

    analysis and interpretation were based on the principles of sense interpretation method

    from the phenomenological perspective. The results show numerous contradictions

    and challenges involving assimilation of theories and realization of practices and

    challenges regarding the theme Cultural Plurality. Learning about the culture in which

    they live is fundamental for the formation of the citizen as an individual and collective

    subject, teaching about the plurality of cultures that mix in the Brazilian territory, and in

    the regional context should be part of the daily school curriculum.

  • Número de páginas: 15

  • Bernardina Barbosa da Silva Martins
  • Maria de Jesus Campos de Souza Belém
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