Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEADA NUMA METODOLOGIA ATIVA: TUTORIA

PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEADA NUMA METODOLOGIA ATIVA: TUTORIA

O presente trabalho tem por objetivo

apresentar o relato de experiência do projeto de

Tutoria nas disciplinas de Cálculo, no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário

de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Este projeto surgiu com o intuito de minimizar a

reprovação e evasão por motivo de dificuldades encontradas no ensino de Cálculo

pelos discentes. O projeto fundamenta-se na aplicação da metodologia ativa – sala

de aula invertida, para auxiliar os acadêmicos com maiores dificuldades a terem uma

efetiva aprendizagem, no qual estimula tanto o aluno com dificuldade quanto o aluno

com facilidade, que será o tutor da disciplina, e o discente passa a dedicar ao estudo

do Cálculo de forma interacional, colaborativa e ativa, tendo assim uma aprendizagem

significativa dos conteúdos, que por hora apresentavam dificuldades. Muito tem se

discutido sobre temas relacionados ao ensino do Cálculo, nos aspectos relacionados

ao processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Cálculo tem

sido foco de diversas pesquisas nacionais e internacionais, por ser alvo de alto índice

de reprovação, evasão e trancamento.

Ler mais

PRÁTICA PEDAGÓGICA BASEADA NUMA METODOLOGIA ATIVA: TUTORIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.9502014023

  • Palavras-chave: Metodologia Ativa. Ensino-aprendizagem. Tutoria.

  • Keywords: Active Methodology. Teaching-learning. Tutoring.

  • Abstract:

    This Project aims to present the experience report of the Tutorial project

    in the disciplines of Calculus, in the course of Civil Engineering of the University Center

    of Anápolis - UniEVANGÉLICA. This project was created in order to minimize failure

    and dropout due to difficulties encountered in the teaching of Calculus by students. The

    project is based on the application of the active methodology - inverted classroom, to

    help students with greater difficulties to have an effective learning, which stimulates both

    the student with difficulty and the student who will easily be the tutor of the subject. The

    student starts to dedicate to the study of Calculus in an interactive, collaborative and

    active way, thus having meaningful learning of the contents that presented difficulties.

    Much has been discussed about topics related to calculus teaching, aspects related

    to the teaching and learning process of mathematical knowledge. Calculus has been

    the focus of several national and international surveys, as it is subject to a high rate of

    failure, evasion and registration suspension.

  • Número de páginas: 12

  • Agnaldo Antônio Moreira Teodoro da Silva
  • Eduardo Martins Toledo
  • Haydée Lisbôa Vieira Machado
  • João Silveira Belém Júnior
  • Leandro Daniel Porfiro
  • Pollyana Martins Santana
  • Rhogério Correia de Souza Araújo
  • Rogério Santos Cardoso
  • Wanessa Mesquita Godoi Quaresma
  • Ana Lucia Carrijo Adorno
Fale conosco Whatsapp