A CONFECÇÃO DE CARD GAMES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO PROGRAMA DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O cenário hodierno nos premia com a gênese de múltiplas estratégias didático pedagógicas para o ensino dos saberes concernentes ao componente curricular de Biologia na Educação Básica, tornando possível o estabelecimento de uma prática que fomenta uma formação integral e significativa ao educando. A concretização de competências e habilidades se nos apresenta como fulcral ao modelo educacional da contemporaneidade, portanto, é importante que o discente desenvolva-se preconizando primordialmente o bem estar individual e coletivo, sendo assim, depreender os saberes concernentes ao Programa de Saúde, em Biologia, priorizando os conceitos acerca da virologia, bacteriologia e protozoologia, bem como das doenças e infecção que eclodem a partir dos organismos estudados nas áreas de conhecimento elencadas, mostra-se imprescindível. Partindo dessa premissa, o presente estudo se propõe a verificar a possibilidade de utilização do Jogo Didático como efetiva ferramenta de ensino a ser construída pelo docente do componente curricular de Biologia e objetiva, a partir disso, demostrar a importância da inserção dos jogos didático-pedagógicos como modelos teórico-práticos para apreensão de saberes ao Programa de Saúde pelo educando. Este artigo se propõe a apresentar ao profissional docente o Card Game como proposta metodológica capaz de responder ao objetivo em foco difundindo o mecanismo por trás de sua construção.

A CONFECÇÃO DE CARD GAMES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO PROGRAMA DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DOI: 10.22533/at.ed.2762013023

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Card Games, Educational Games, Health Program.

Abstract:

Today’s scenario rewards us with the genesis of multiple didacticpedagogical strategies for teaching knowledge about the curriculum component of Biology in Basic Education, enabling the establishment of a practice that promotes comprehensive and meaningful training for the student. The achievement of competences and skills is presented as central to the contemporary educational model, so it is important that the student develops primarily the defense of individual and collective well-being, thus understanding the knowledge about the Health Program in Biology, prioritizing the concepts on virology, bacteriology and protozoology, as well as diseases and infections that emerge from the organisms studied in the areas of knowledge listed, are indispensable. From this premise, this study aims to verify the possibility of using the Didactic Game as an effective teaching tool to be built by the teacher of the curriculum component of Biology and, from this, demonstrate the importance of the insertion of didactic-pedagogical practices. Games as theoretical and practical models for students to know the Health Program. This article proposes to present to the teaching professional the Card Game as a methodological proposal capable of responding to the objective in focus, spreading the mechanism behind its construction.

Autores

  • Gabriel Soares Pereira
  • Luciano Gomes da Silva Júnior
  • Thaís da Silva Santos
  • Thaís da Silva Santos