Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook As potencialidades ambientais do Vale do Ribeira para a educação ambiental

As potencialidades ambientais do Vale do Ribeira para a educação ambiental

O presente trabalho refere-se a um levantamento de informações científicas relevantes

sobre as potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação

ambiental na região do Vale do Ribeira, extremo Sul do Estado de São Paulo, uma vez que

trata-se de uma região que possui elevada riqueza biológica, bem como se caracteriza

por aspectos históricos e culturais de sua população de grande singularidade. Como

objetivo principal nos propomos a disponibilizar aos professores das mais diversas

áreas do conhecimento, uma compilação de informações históricas, sociais, culturais,

ecológicas e econômicas, de modo a contribuir para o “pensar” ambiental regional,

bem como para motivar aulas de campo, estudos do meio, estudos dirigidos e visitas

técnicas para ampliar o sentido de pertencimento dos estudantes e professores das

escolas públicas e privadas da região do Vale, além de contribuir com a melhoraria

da valoração e percepção ambiental regional. Consideramos que a educação está no

campo de investigação da complexidade e é, portanto, interdisciplinar e transversal.

Os resultados obtidos confirmam a proposição inicial do estudo sobre a diversidade

cultural, histórica, riqueza ecológica, biológica e ambiental de uma região incomparável

a outra no planeta, o que define o Vale do Ribeira como um celeiro mundial para

estudos acadêmicos das mais diversas formas e níveis, confirmando a necessidade

iminente de se preservar este bem.

Ler mais

As potencialidades ambientais do Vale do Ribeira para a educação ambiental

  • DOI: 10.22533/at.ed.400202102

  • Palavras-chave: Aulas Práticas, Educação ambiental, Vale do Ribeira.

  • Keywords: Practical classes, Environmental education, Ribeira Valley

  • Abstract:

    The present study refers to a survey of relevant scientific information on the potential

    for the development of practical environmental education classes in the Ribeira Valley

    region, in the extreme south of the State of São Paulo. Since it is a region that possess

    high biological wealth and is characterized by historical and cultural aspects of its

    population of great singularity. As a main objective, we propose to make available

    to teachers, from the most diverse areas of knowledge, a compilation of historical,

    social, cultural, ecological and economic information, in order to contribute to regional

    environmental “thinking”, as well as to motivate field trips, studies of the environment,

    guided studies and technical visits to increase the sense of belonging of the students

    and teachers the public and private schools in the Vale region, besides contributing with

    the improvement of the valuation and regional environmental perception. We consider

    that education is in the field of complexity research and is therefore interdisciplinary

    and transversal. The results confirm the initial proposition of the study on the cultural,

    historical, ecological, biological and environmental diversity of one region that is

    incomparable to another on the planet, which defines the Ribeira Valley as a world

    granary for academic studies of the most diverse forms, confirming the imminent need

    to preserve this good.

  • Número de páginas: 120

  • Liliane Marília Tiepolo
  • Jair de Pontes
Fale conosco Whatsapp