ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CEEJA DR. CLÁUDIO FIALHO: MEDIAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

o presente estudo teve como objetivo compreender como são elaboradas as mediações da prática docente, vivenciadas durante a alfabetização de jovens e adultos do Centro Educacional de Educação de Jovens e Adultos “Dr. Cláudio Fialho.” O objetivo foi orientado pelo problema de pesquisa: como são elaboradas as mediações da prática docente, considerando a alfabetização de jovens e adultos do Centro Educacional de Educação de Jovens e Adultos “Dr. Cláudio Fialho”? Para a materialização do estudo, foi realizada pesquisa qualitativa, teórica e de campo. Como técnica de coleta de dados e informação, utilizamos entrevista semiestruturada junto a duas professoras do Centro Educacional de Educação de Jovens e Adultos “Dr. Cláudio Fialho.” Os resultados evidenciaram que, atualmente, na educação de jovens e adultos, faz-se presente, na prática docente, a constante construção da alfabetização e do letramento dos processos das aprendizagens reflexivas, críticas e contextualizados dos conteúdos dos textos e dos contextos sociais. 

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CEEJA DR. CLÁUDIO FIALHO: MEDIAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

DOI: 10.22533/at.ed.27620130220

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Literacy. EJA. Formation.

Abstract:

the present study aimed to understand how the mediations of the teaching practice lived during the literacy of youths and adults of the Educational Center for Youth and Adults “Dr. Cláudio Fialho The objective was guided by the research problem: how are the mediations of teaching practice elaborated, considering the literacy of youth and adults of the Educational Center for Youth and Adult Education “Dr. Cláudio Fialho”? For the materialization of the study, a qualitative, theoretical and field research was carried out. As a technique for collecting data and information, we used a semi-structured interview with two teachers from the Educational Center for Youth and Adult Education “Dr. Cláudio Fialho. “The results showed that, in the education of youth and adults, the constant construction of literacy and literacy in the processes of reflexive, critical and contextualized learning of the contents of  texts and social contexts.

Autores

  • Antônio Aguinivaldo Pereira Lima
  • Jacinto Pedro Pinto Leão
  • Rosemeire Ferrarezi Valiante