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capa do ebook ESCOLAS YANOMAMI E O CAMINHAR DE SUA EDUCAÇÃO ESCOLAR

ESCOLAS YANOMAMI E O CAMINHAR DE SUA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Este artigo baseia-se em pesquisa

sobre a instalação das escolas entre os

Yanomami do Rio Marauiá, município de Santa

Isabel do Rio Negro, Estado do Amazonas,

fundamentando-se em seus Projetos Políticos

Pedagógicos. O processo de escolarização

entre o povo desta área desenvolveu-se

com a chegada das Missões Salesianas

que começaram a realizar seus trabalhos

ao longo do Rio Negro no início dos anos de

1900, estabelecendo instalações na região

hoje conhecida como Santa Isabel do Rio

Negro em 1942, atuando principalmente na

área da educação. Nas décadas seguintes

1 Informações encontradas no portal eletrônico Povos Indígenas do Brasil, vinculado ao site do Instituto Socioambiental –

foi instalada a Missão Salesiana Sagrada

Família no Rio Marauiá, a fim de proporcionar

a escolarização para os Yanomami,

fundamentada principalmente na pedagogia

de Dom Bosco, contribuindo com o objetivo do

país desse momento histórico, de integrar os

indígenas ao sistema nacional. Por outro lado,

a presença de indigenistas nessa região, que

defendem a educação escolar laica, fez com

que se desenvolvesse, concomitantemente,

uma educação escolar diferenciada, tendo

como base o respeito à cultura e modo de

viver tradicional dos Yanomami do Amazonas.

Dessa forma, ao longo das últimas décadas

constituíram-se em um só rio dois modelos

principais de escolarização, conhecidos

popularmente como as Escolas Salesianas e

as Escolas Diferenciadas.

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ESCOLAS YANOMAMI E O CAMINHAR DE SUA EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • DOI: 10.22533/at.ed.28320130223

  • Palavras-chave: Povo Yanomami, Escolarização, Educação diferenciada, Estado do Amazonas.

  • Keywords: Atena

  • Abstract:

    Atena

  • Número de páginas: 16

  • Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel
  • KATRINY ALVES DE AGUIAR
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