Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O corpo em cena: implicações para a construção do grafismo e para a apropriação da escrita

O corpo em cena: implicações para a construção do grafismo e para a apropriação da escrita

O objetivo deste artigo é o de fazer

uma reflexão acerca da imbricação do corpo e

da escrita através da apresentação de três casos

escolares, procurando responder: “o que deve

fazer o corpo para suportar a responsabilidade

da leitura e da escrita”? A metodologia adotada

para a abordagem dos casos segue as

etapas de observação/escuta psicanalítica da

criança, intervenção, registro, reflexão e nova

elaboração. A resposta à pergunta de pesquisa

foi desdobrada em dois tempos. No primeiro

tempo, a criança deve ser capaz de assumir

uma imagem de corpo unitária como instância

do eu, na perspectiva de separação do eu em

relação ao tu. No segundo tempo, a criança

deve ser capaz de abrir mão de uma imagem

de corpo unificado, exuberante e jubiloso em

troca do amortecimento desse mesmo corpo,

de forma a se sujeitar às leis intrínsecas da

escrita.

Ler mais

O corpo em cena: implicações para a construção do grafismo e para a apropriação da escrita

  • DOI: 10.22533/at.ed.53020230126

  • Palavras-chave: Linguagem, Corpo, Grafismo, Escrita.

  • Keywords: language, body, graphics, writing

  • Abstract:

    The aim of this paper is to reflect

    on the interplay of activities in the body during

    the writing process through the presentation of

    three school-based case studies, while seeking

    to answer the research question: “What does

    the body need to do to support reading and

    writing functions? The adopted methodology

    to the approach of these case studies follow

    the psychoanalysis processes of observation/

    listening, intervention, register, reflection and

    new evaluation. The answer to the research

    question was revealed in two stages. In the

    first stage, the child must be able to adopt an

    image of the body as a unity of the self, from

    the separation of the ‘I’ in relation to the “other”

    perspective. During the second stage, the

    child must be able to let go of the image of the

    body as vivacious and joyful unity of the self in

    exchange for a motionless body status, as a

    form of subjection to the intrinsic writing rules.

  • Número de páginas: 19

  • Marisa Assunção Teixeira
  • MARISA ASSUNCAO TEIXEIRA
Fale conosco Whatsapp