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capa do ebook ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

O presente relato descreve a

experiência vivenciada com atividades lúdicas

no ano de 2016 com uma turma de educação

ambiental e duas do ensino médio do 1º ano

da ETEASD localizada no bairro do Recife

abordando através dos jogos didáticos o

conteúdo de arboviroses usando o jogo

didático como ferramenta auxiliar no processo

de ensino-aprendizagem por favorecer a

construção do conhecimento ao aluno. Assim, o

objetivo deste trabalho foi explorar o potencial

didático que a utilização dos jogos tem como

alternativa para o melhoramento do processo de

ensino-aprendizagem no ensino da educação

ambiental a partir de um relato de experiência.

O jogo foi desenvolvido com alunos do curso

técnicos do meio ambiente, supervisionado

pelos alunos estagiários do curso de Biologia

aplicado durante a Semana do Meio Ambiente

em turmas do 1º ano do ensino médio. Este

estudo foi realizado através de observação e

aplicação de questionários contendo questões

objetivas em um pré e pós-teste. Os resultados

nos revelam que um número significativo de

alunos teve estatisticamente uma melhora na

sua assimilação do conteúdo, confirmando que

o jogo lúdico, se mostra como uma ferramenta

altamente relevante na prática de ensino.

Dessa forma vê-se cada vez mais a importância

de buscar novos métodos pedagógicos para

auxiliar na construção do conhecimento. Assim,

torna-se essencial que as ações educativas

tenham capacidade de levar os indivíduos a

refletirem sobre suas atitudes enquanto pessoa,

para isso a inserção da ludicidade no ensino de

ciências torna-se importante, dessa forma, os

jogos didáticos ambientais unem o lúdico e o

conteúdo visto em sala de aula.

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ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.28320130221

  • Palavras-chave: Inovação; Metodologia; Pedagógico.

  • Keywords: Inovation; Metodology; Pedagogical.

  • Abstract:

    The present report describes the

    experience lived with play activities in the year

    of 2016 with an environmental education class

    and two of the high school of the first year of the

    ETEASD located in the neighborhood of Recife

    addressing through the didactic games the

    content of arboviroses using the didactic game

    as an assist tool in the teaching-learning process

    by favoring the construction of the knowledge to 

    the student. Thus, the objective of this work was to explore the didactic potential that

    the use of games has as an alternative for the improvement of the teaching-learning

    process in the teaching of environmental education based on an experience report. The

    game was developed with students of the technical environment course, supervised by

    the students trainees of the Biology course and appliedduring the Environment Week

    in classes of the 1st year of high school. This study was carried out through observation

    and application of questionnaires containing objective questions in a pre- and posttest. The results show that a significant number of students statistically improved their

    content assimilation, confirming that the game was a highly relevant tool in teaching

    practice. In this way, it is increasingly seen the importance of seeking new pedagogical

    methods to assist in the construction of knowledge. Thus, it is essential that educational

    actions have the ability to lead individuals to reflect on their attitudes as persons, for

    this the insertion of playfulness in science education becomes important, in this way,

    environmental didactic games unite the game and the content seen in the classroom.

  • Número de páginas: 16

  • marina gomes da silva
  • VERA BORGES DE SÁ
  • EDUARDO JUNIOR DA CONCEICAO
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