A PROFISSÃO DOCENTE NO SECULO XXI causas e reflexos da desmotivação dos professores

 Este estudo traz como questão central a discussão investigativa, sobre as possíveis causas e reflexos da desistência e persistência no trabalho docente. Por ser uma revisão de literatura nele serão abordados os aspectos tangentes à profissão docente que influenciam na permanência dos professores em sala de aula nos dias hodiernos, destacando quais os problemas enfrentados em sala de aula. Relatarse-á também, sobre as consequências da desistência, como os profissionais da educação vêm encarando os desafios educacionais, o que os motivam a permanecerem no ofício. Além disso, abordou-se a Síndrome de Burnout, a qual acarreta em diversos casos no fracasso educacional causando a desmotivação em alguns profissionais da educação. Utilizou-se como referências, Codo (2006), Ayres (2008), Menezes e Ramos (2006) e outros. O estudo dos textos para a produção deste trabalho levou-se em conta, principalmente os autores que abordam os problemas do Burnout no âmbito educacional.

A PROFISSÃO DOCENTE NO SECULO XXI causas e reflexos da desmotivação dos professores

DOI: 10.22533/at.ed.27620130215

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: Teaching Profession. Burnout syndrome. Resistance/Dropout.

Abstract:

This study brings as a central question the investigative discussion about the possible causes and consequences of dropout and persistence in the teaching work. it is a literature review, it will address the aspects related to the teaching profession that influence the permanence of teachers in the classroom today, highlighting the problems faced in the classroom. It will also report on the consequences of dropping out, how education professionals are facing educational challenges, what motivate them to stay in the craft. In addition, Burnout Syndrome was  approached, which in many cases leads to educational failure causing demotivation in some education professionals. Codo (2006), Ayres (2008), Menezes and Ramos (2006) and others were used as references. The study of the texts for the production of this work took into account, mainly the authors that address the problems of Burnout in the educational field. 

Autores

  • Lívia de Oliveira T. Dias Carvalho
  • LUIZ MARLES
  • Samantha Jesus dos Santos