AS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS: UM PROJETO EDUCACIONAL

 O presente artigo é uma aproximação ao tema das escolas teuto-brasileiras que se constituíram no âmbito da imigração alemã para o Brasil ao longo do século XIX e primeira metade do século XX. Na medida em que se discorre sobre os diversos aspectos ligados à problemática em questão, ressalta-se a importância das escolas teuto-brasileiras para a história da educação no Brasil. São temas pertinentes para a escrita da história das escolas teuto-brasileiras: a multiplicidade de experiências; a tipologia; o apogeu e declínio; o binômio escola/igreja; e a nacionalização.  

AS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS: UM PROJETO EDUCACIONAL

DOI: 10.22533/at.ed.27620130224

Palavras chave: 1. Educação e Estado – Brasil. 2. Educação – Aspectos sociais. 3. Educação – Inclusão social. I. Monteiro, Solange Aparecida de Souza.

Keywords: History, Education, German Immigration, Community School.

Abstract:

This article is an approach to the subject of German-Brazilian schools that emerged in the German immigration to Brazil during the nineteenth and first half of the twentieth century. To the extent that it discusses the various aspects of the problem in question, it emphasizes the importance of GermanBrazilian schools for the history of education in Brazil. These are issues pertinent to the writing of the history of German-Brazilian schools: the multiplicity of experiences, the typology, the rise and fall, the binomial school / church, and nationalization.

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos
  • ADELCIO MACHADO DOS SANTOS