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capa do ebook IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DO FENÔMENO DE MARÉ POR MEIO DE HIPERMÍDIA

IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DO FENÔMENO DE MARÉ POR MEIO DE HIPERMÍDIA

Discute-se uma proposta para o

ensino do fenômeno das marés oceânicas,

visando conciliar a Teoria da Aprendizagem

Significativa, de Ausubel, com a Teoria Cognitiva

da Aprendizagem Multimídia, de Mayer. A

ideia foi colocada em prática em uma oficina

realizada na PUC Minas – campus Coração

Eucarístico, para estudantes de licenciatura

do curso de Física, e nela foi apresentada uma

hipermídia desenvolvida pelos autores deste

artigo, hipermídia esta que explora a mecânica

do fenômeno das marés. A física envolvida na

construção do objeto de aprendizagem está

fundamentada na Teoria da Maré de Equilíbrio,

de Gjevik, que explica o levantamento da

camada de água como decorrente do equilíbrio

entre a componente horizontal da força de maré

e o gradiente de pressão no fluído. A utilização

de hipermídia, aliada às ideias pedagógicas

que norteiam este trabalho, proporcionou

um aumento no nível de motivação entre os

estudantes participantes, promovendo debates

e desenvolvendo habilidades atitudinais. Uma

comparação dos dados coletados por meio

de questionários de pré e pós-teste mostrou

evidências de que a oficina resultou em uma

aprendizagem significativa, uma vez que os

alunos envolvidos foram capazes de explicar o

fenômeno das marés usando conceitos físicos

mais elaborados, superando ideias errôneas

baseadas no senso comum.

 

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IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DO FENÔMENO DE MARÉ POR MEIO DE HIPERMÍDIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.15320120215

  • Palavras-chave: Maré de equilíbrio – aprendizagem significativa – hipermídi

  • Keywords: Equilibrium tide – meaningful learning – hypermedia.

  • Abstract:

    A proposal for teaching the

    sea tides phenomenon is discussed, aiming

    to conciliate Ausubel’s theory of meaningful

    learning with Mayer’s Cognitive theory of

    multimedia learning. The idea was applied

    through a workshop at PUC-Minas – Coração

    Eucarístico campus, for formation of physics 

    teachers, when a hypermedia developed by the authors, which explores the mechanics

    involved in sea tides phenomenon, was explored. The physics behind the construction

    of the learning object is based on Gjevik’s equilibrium tide theory, which explains rise of

    water as a result of the equilibrium between the horizontal component of the tide force

    and the pressure gradient. The use of hypermedia together with pedagogical ideas

    resulted in increased motivation from students, promoting debates and developing

    attitudinal skills. A comparison between pre and post-test questionnaires showed

    evidence that the workshop lead to significant learning, once students were capable of

    explaining the phenomenon of sea tides using more elaborated concepts from physics,

    overcoming common sense based erroneous ideas.

     

  • Número de páginas: 12

  • LEV VERTCHENKO
  • Daniel Gouveia Duarte
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