IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DO FENÔMENO DE MARÉ POR MEIO DE HIPERMÍDIA

Discute-se uma proposta para o ensino do fenômeno das marés oceânicas, visando conciliar a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, com a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, de Mayer. A ideia foi colocada em prática em uma oficina realizada na PUC Minas – campus Coração Eucarístico, para estudantes de licenciatura do curso de Física, e nela foi apresentada uma hipermídia desenvolvida pelos autores deste artigo, hipermídia esta que explora a mecânica do fenômeno das marés. A física envolvida na construção do objeto de aprendizagem está fundamentada na Teoria da Maré de Equilíbrio, de Gjevik, que explica o levantamento da camada de água como decorrente do equilíbrio entre a componente horizontal da força de maré e o gradiente de pressão no fluído. A utilização de hipermídia, aliada às ideias pedagógicas que norteiam este trabalho, proporcionou um aumento no nível de motivação entre os estudantes participantes, promovendo debates e desenvolvendo habilidades atitudinais. Uma comparação dos dados coletados por meio de questionários de pré e pós-teste mostrou evidências de que a oficina resultou em uma aprendizagem significativa, uma vez que os alunos envolvidos foram capazes de explicar o fenômeno das marés usando conceitos físicos mais elaborados, superando ideias errôneas baseadas no senso comum.  

IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DO FENÔMENO DE MARÉ POR MEIO DE HIPERMÍDIA

DOI: 10.22533/at.ed.15320120215

Palavras chave: Maré de equilíbrio – aprendizagem significativa – hipermídi

Keywords: Equilibrium tide – meaningful learning – hypermedia.

Abstract:

A proposal for teaching the sea tides phenomenon is discussed, aiming to conciliate Ausubel’s theory of meaningful learning with Mayer’s Cognitive theory of multimedia learning. The idea was applied through a workshop at PUC-Minas – Coração Eucarístico campus, for formation of physics  teachers, when a hypermedia developed by the authors, which explores the mechanics involved in sea tides phenomenon, was explored. The physics behind the construction of the learning object is based on Gjevik’s equilibrium tide theory, which explains rise of water as a result of the equilibrium between the horizontal component of the tide force and the pressure gradient. The use of hypermedia together with pedagogical ideas resulted in increased motivation from students, promoting debates and developing attitudinal skills. A comparison between pre and post-test questionnaires showed evidence that the workshop lead to significant learning, once students were capable of explaining the phenomenon of sea tides using more elaborated concepts from physics, overcoming common sense based erroneous ideas.  

Autores

  • Daniel Gouveia Duarte
  • Daniel Gouveia Duarte
  • LEV VERTCHENKO