Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTISTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES

RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTISTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES

O presente texto discute a

experiência artística como fator de importância

para o aprendizado nas aulas de Arte. Dialoga

com os autores como Barbosa (1998), Dewey

(2010), Freire (2003), Larrosa (2002), Morin

(2003), Maturana (2009) e Pimentel (2013). A

experiência é aqui compreendida como ação

e como troca de vivências que propiciam o

aprendizado do educando. Entende-se que

o educador conduz o processo de ensino/

aprendizagem e auxilia o educando nos

caminhos para a experiência nas aulas de Arte.

É pela experiência que o educador cria métodos,

no sentido proposto por Morin (2003), de ensino,

de forma a caminhar junto com o educando,

na construção do conhecimento em Arte. O

autor reconhece também que os estudantes

criam pertencimento ao conhecimento quando

associam o conteúdo como parte do seu

cotidiano. O desenvolvimento da proposta foi

realizado na Escola Municipal Josefina de Sousa

Lima localizada no bairro Primeiro de Maio em

Belo Horizonte/MG, com os estudantes do

terceiro ciclo de ensino, dos 7° e 9°anos. Tem

como ponto de partida, o estudo dos Artistas

contemporâneos John Ahearn e Rigoberto

Torres, com a criação de máscaras em atadura

gessada. A Experiência no campo do Ensino da

Arte tem sido muito discutida e tem desvendado

muitas possibilidades no ensino da Arte.

Ler mais

RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTISTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Experiência. Ensino de Arte. Arte Contemporânea.

  • Keywords: Atena

  • Abstract:

    Atena 

  • Número de páginas: 15

  • Laura Paola Ferreira
  • Fabrício Andrade
Fale conosco Whatsapp