Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM

A utilização de tecnologias educacionais na enfermagem tem aperfeiçoado sua prática no cuidado, tanto em atividades técnico-assistenciais e burocrático-administrativas, como nas relações interpessoais estabelecidas entre os diferentes sujeitos envolvidos. O presente estudo objetivou sintetizar na literatura científica as tecnologias educacionais utilizadas para o processo de ensino e aprendizagem da enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa com coleta de dados realizada em agosto 2018, nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); ScientificElectronic Library Online (SciELO) com os descritores Decs: tecnologia educacional; educação em enfermagem; ensino. A busca resultou em 37 artigos, sendo 17 na LILACS e 20 na SciELO, sendo que após a leitura minuciosa do título e resumo, 25 estudos foram excluídos por não atenderem ao objetivo, compondo a amostra final desta revisão de 12 artigos. Os resultados evidenciaram que em todos os estudos a experiência foi satisfatória desde a construção da tecnologia como também nas avaliações e usabilidade das mesmas na prática de enfermagem. Conclui-se que as tecnologias educacionais sejam ferramentas importantes que podem contribuir com o processo ensino–aprendizagem, desde que usadas de forma apropriada e para a assistência do paciente de forma integral.

Ler mais

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM

  • Palavras-chave: Cuidado. Ensino. Enfermagem. Tecnologia.

  • Keywords: Caution. Teaching. Nursing. Technology.

  • Abstract:

    The use of educational technologies in nursing has improved its practice in care, both in technical assistance and bureaucratic-administrative activities, as well as in interpersonal relationships established between the different subjects involved. The present study aimed to synthesize in the scientific literature the educational technologies used for the teaching and learning process of nursing. This is an integrative review with data collection performed in August 2018, in the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS); ScientificElectronic Library Online (SciELO) with descriptors Decs: educational technology; nursing education; teaching. The search resulted in 37 articles, 17 in LILACS and 20 in SciELO, and after thorough reading of the title and abstract, 25 studies were excluded for not meeting the objective, making up the final sample of this review of 12 articles. The results showed that in all studies the experience was satisfactory since the construction of the technology, as well as in their evaluations and usability in nursing practice. It is concluded that educational technologies are important tools that can contribute to the teaching-learning process, as long as they are used properly and for patient care in its entirety.

  • Número de páginas: 9

  • Luis Rafael Leite Sampaio
  • Saionara Leal Ferreira
  • Geise Moreira Sales
  • Cybelly Teixeira Vidal
  • Laysa Minnelle Távora de Brito
  • Thaís Rogério dos Santos
  • Aline Rodrigues Feitoza
  • Julyana Gomes Freitas
  • Islene Victor Barbosa
  • Zélia Maria de Sousa Araújo dos Santos
  • Raimunda Magalhães Silva
  • Jennifer Ferreira Figueiredo Cabral
Fale conosco Whatsapp