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capa do ebook A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CUIDADO: RELATOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO À VIDA

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CUIDADO: RELATOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO À VIDA

O presente artigo tem por objetivo

relatar a experiência de intervenções realizadas

por profissionais ao público adolescente,

apoiando-se em estudos que confiram que

o ambiente escolar constitui-se num espaço

privilegiado para a construção de estratégias

de prevenção ao suicídio. As intervenções

ocorreram no Projeto Ocupação Cultural

desenvolvido pelo Programa de Assistência

Estudantil (PAE) do Colégio Técnico de Teresina

(CTT), escola vinculada à Universidade Federal

do Piauí (UFPI). Realizou-se uma programação,

junto aos alunos, para o “Setembro Amarelo”,

que incluiu rodas de conversa no pátio, palestra,

debate de filme e oficina. Os resultados

indicaram que é crucial falar abertamente, e

de maneira responsável, sobre o ato de acabar

com a própria vida e as questões que cercam

esta experiência. A proposta de cuidado e de

intervenção em saúde na escola teve por base,

sobretudo, o processo de quebra de tabus

sobre o suicídio, por meio de espaços que

favorecessem a discussão e acolhessem os

estudantes de forma cuidadosa, incluindo-os

como atores sociais. A intervenção pôde dar

visibilidade a um assunto geralmente silenciado

e evidenciou-se como ferramenta estratégica de

prevenção ao suicídio, acolher sem julgamento,

escutar com empatia, identificar as emoções

e aprender a gerenciá-las com parcimônia.

Possibilitou à equipe do PAE fortalecer os

vínculos com os estudantes, facilitando o

diálogo sobre suicídio e evitando entrar na

cumplicidade do silêncio que conduz à negação

ou à minimização do problema. Almeja-se

a continuidade das ações envolvendo essa

temática, que se apresenta como um desafio

para profissionais da saúde e da educação.

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A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CUIDADO: RELATOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO À VIDA

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Saúde Mental; Suicídio; Promoção da Saúde.

  • Keywords: Mental Health; Suicide; Health Promotion.

  • Abstract:

    This article aims to report on the experience of interventions made by

    professionals to the adolescent public, based on studies that show that the school

    environment is a privileged space for the construction of strategies to prevent suicide.

    The interventions took place in the Cultural Occupation Project developed by the

    Student Assistance Program (PAE) of the Technical College of Teresina (CTT), a school

    linked to the Federal University of Piauí (UFPI). There was a program, together with the

    students, for the “Yellow September”, which included talk wheels on the patio, lecture,

    film debate and workshop. The results indicated that it is crucial to speak openly, and

    responsibly, about ending life itself and the issues surrounding this experience. The

    proposal of care and intervention in health at school was based, above all, on the

    process of breaking the taboos on suicide, through spaces that favored discussion and

    welcomed students in a careful way, including them as social actors. The intervention

    was able to give visibility to a generally muted subject and was evidenced as a strategic

    tool for suicide prevention, to welcome without judgment, to listen with empathy, to

    identify the emotions and to learn to manage them with parsimony. It enabled the PAE

    team to strengthen ties with students, facilitating dialogue about suicide and avoiding

    to enter into the complicity of the silence that leads to denial or minimization of the

    problem. It is hoped the continuity of the actions involving this theme, which presents

    itself as a challenge for health professionals and education.

  • Número de páginas: 15

  • Hérica Maria Saraiva Melo
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