Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Formação em Enfermagem: Contribuições de um Grupo de Pesquisa

Formação em Enfermagem: Contribuições de um Grupo de Pesquisa

INTRODUÇÃO: Em 2001, foram

instituídas as novas Diretrizes Curriculares

do Curso de Graduação em Enfermagem

baseadas em competências. Tais diretrizes

definem a formação de enfermeiros

generalistas, humanos, críticos e reflexivos,

capazes de aprender a compreender e atender

as necessidades da população de acordo

com os princípios que norteiam o Sistema

Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2001).

OBJETIVO: Relatar a experiência de liderança

e autonomia de discentes da Enfermagem

perante realizações de oficinas e encontros

de um grupo de pesquisa. MÉTODOS: Tratase

de um relato de experiência, desenvolvido

por acadêmicos, membros do Laboratório de

Pesquisa Social, Educação Transformadora

e Saúde Coletiva (LABSUS), no período de

novembro de 2016 a abril de 2017. As atividades

estabelecidas foram as reuniões semanais com

ênfase na liberdade de pensamento crítico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verifica-se

a excelente interação entre os membros, o

que possibilita a união da categoria desde a

fundamentação da universidade e é promovido,

de maneira estratégica, o desenvolvimento

holístico do posicionamento autossuficiente

diante dos papéis futuros na gestão da saúde

enquanto enfermeiros. No processo de trabalho

da enfermagem, a liderança representa um

instrumento gerencial indispensável, pois se

encontra tangenciando a rede das relações

humanas do enfermeiro ao coordenar uma

equipe de trabalho, além de contribuir na

tomada de decisões e no enfrentamento de

conflitos (AMESTOY, 2008). CONCLUSÃO: Deduz-se que as Instituições de Ensino

Superior (IES) tem a capacidade de realizar papel transformador e fundamental aos

discentes, pois disseminam a autonomia em atividades relacionadas à graduação, ao

passo que promovem a importância da existência de profissionais qualificados.

Ler mais

Formação em Enfermagem: Contribuições de um Grupo de Pesquisa

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Grupos de Pesquisa; Educação em enfermagem; Enfermagem; Competência Profissional.

  • Keywords: Research Groups; Nursing education; Nursing; Professional Competence.

  • Abstract:

    INTRODUCTION: In 2001, the new Curricular Guidelines of the

    Undergraduate Nursing Course based on competencies were instituted. These

    guidelines define the formation of generalist, human, critical and reflexive nurses

    capable of learning to understand and meet the needs of the population according to the

    principles that guide the Unified Health System (SUS) (BRASIL, 2001). OBJECTIVE:

    To report the experience of leadership and autonomy of Nursing students before

    the accomplishment of workshops and meetings of a research group. METHODS:

    This is an experience report, developed by academics, members of the Laboratory

    of Social Research, Transforming Education and Collective Health (LABSUS), from

    November 2016 to April 2017. The activities established were the weekly meetings

    with emphasis on freedom of critical thinking. RESULTS AND DISCUSSION: There is

    excellent interaction among the members, which allows the union of the category from

    the foundation of the university and is strategically promoted the holistic development

    of self-sufficient position in relation to future roles in health management as nurses

    . In the nursing work process, leadership represents an indispensable managerial

    tool, since it is tangentiating the human relations network of nurses by coordinating

    a work team, as well as contributing to decision making and coping with conflicts

    (AMESTOY, 2008). CONCLUSION: It is deduced that Higher Education Institutions

    (HEIs) have the capacity to perform transformative and fundamental role for students,

    as they disseminate autonomy in activities related to graduation, while promoting the

    importance of the existence of qualified professionals.

  • Número de páginas: 15

  • Yanka Alcântara Cavalcante
Fale conosco Whatsapp