Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Estudo sobre as relações entre as funções psicológicas superiores e os processos de elaboração de conceitos científicos

Estudo sobre as relações entre as funções psicológicas superiores e os processos de elaboração de conceitos científicos

O conhecimento científico é, por natureza, sistematizado, complexo, generalizante e produto do desenvolvimento histórico, de forma que sua apropriação consiste em uma atividade especificamente humana. Sendo assim, os processos de elaboração de conceitos científicos são intrínsecos ao desenvolvimento psicológico humano. Diante disso, o objetivo desse trabalho é estudar as relações entre as funções psicológicas superiores e os processos de elaboração conceitual no contexto do ensino de ciências, partindo do pressuposto de que a efetivação do ensino de ciências e a apropriação de conceitos é um processo que só ocorre mediante o exercício das funções superiores. Trata-se de um ensaio reflexivo e argumentativo acerca dos pressupostos teóricos que sustentam as relações entre as funções psicológicas superiores e os processos de elaboração conceitual, cuja compreensão pode contribuir para a apreensão de questões a respeito do elevado nível de abstração exigido pelas ciências naturais, bem como sua linguagem científica própria.

Ler mais

Estudo sobre as relações entre as funções psicológicas superiores e os processos de elaboração de conceitos científicos

  • Palavras-chave: Funções Psicológicas Superiores, Processos de Elaboração Conceitual, Ensino de Ciências.

  • Keywords: Higher Psychological Functions, Conceptual Elaboration Processes, Science Teaching.

  • Abstract:

    The nature of scientific knowledge is systematized, complex, generalizing, and the product of historical development, so that its appropriation consists of a specifically human activity. Thus, the scientific conceptual elaboration processes are intrinsic to human psychological development. Given this, the objective of this work is to study the relationships between the higher psychological functions and the conceptual elaboration processes in the context of science teaching, assuming that the realization of science teaching and the conceptual appropriation is a process that only occurs through the exercise of the higher functions. It is a reflective and argumentative essay about the theoretical assumptions that underlie the relationships between higher psychological functions and conceptual elaboration processes, whose understanding may contribute to the apprehension of questions about the high level of abstraction required by the natural sciences, as well as its own scientific language.

  • Número de páginas: 9

  • Joana de Jesus de Andrade
  • Mayla Eduarda Rosa Celorio
Fale conosco Whatsapp