Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A importância da disciplina avaliação da aprendizagem na formação docente

A importância da disciplina avaliação da aprendizagem na formação docente

Os conhecimentos pedagógicos relativos a formação de professores tem recebido crescente atenção das produções acadêmico-científicas da área da educação. Em âmbito da formação inicial, tais conhecimentos devem articular-se com o conhecimento disciplinar e pedagógico com o objetivo de garantir a solidez dos processos formativos. Essa pesquisa, de aspecto qualitativo, buscou conhecer a importância da disciplina Avaliação da Aprendizagem na formação de professores, sendo utilizado um questionário aberto, para dois públicos alvo, aqueles que já tem contato com a docência e aqueles que ainda não tem. O estudo foi realizado em uma turma do curso de Química da Universidade Federal do Piauí, que estava cursando a disciplina de Avaliação da Aprendizagem sendo, portanto, destacado que essa disciplina é de fundamental importância para a compreensão da avaliação da aprendizagem e que ela contribui para quebrar paradigmas sobre as diferentes questões que envolvem a avaliação no contexto da educação básica.

Ler mais

A importância da disciplina avaliação da aprendizagem na formação docente

  • Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Disciplina.

  • Keywords: Learning assessment. Teacher training. Discipline.

  • Abstract:

    Pedagogical knowledge related to teacher training has received increasing attention from academic-scientific productions in the area of ​​education. In the context of initial formation, such learning must be articulated with the disciplinary and pedagogical knowledge in order to ensure the solidity of the training processes. This qualitative research sought to know the importance of the Learning Assessment discipline in teacher education, using an open questionnaire for two target audiences, those who already have contact with teaching and those who do not have. The study was conducted in a Chemistry course class of the Federal University of Piauí, which was studying the Learning Assessment discipline. Therefore, it is emphasized that this discipline is of fundamental importance for the understanding of learning assessment and that it contributes to break paradigms on the different issues surrounding assessment in the context of basic education.

  • Número de páginas: 15

  • RAIMUNDA ALVES MELO
  • DARLISSON SLAG NERI SILVA
  • SAMUEL DE MACÊDO ROCHA
  • AURILEIDE MARIA BISPO FRAZÃO SOARES
  • LUCIANO SOARES DOS SANTOS
  • JARDEL MENESES ROCHA
  • TIAGO LINUS SILVA COELHO
  • ANGÉLICA DE BRITO SOUSA
  • Juracir Francisco de Brito
Fale conosco Whatsapp