Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

Partimos do pressuposto que a

educação inclusiva demanda uma nova visão

de escola, na qual os alunos com necessidades

educacionais especiais devem ser acolhidos,

com a garantia do direito de acesso, de efetiva

participação nas atividades escolares e, por

consequência, de aprendizagem. O professor é

um dos pilares para a consolidação da inclusão.

Assim, é papel da Universidade, por meio do

ensino, pesquisa e extensão, propiciar ao

professor a construção de uma prática docente

reflexiva que lhe permita responder com clareza

questões, tais como: Para quem vou ensinar?

Como devo proceder para respeitar e valorizar

as diferenças individuais dos estudantes?

Neste trabalho abordamos o ensino de Física

na perspectiva da inclusão dos deficientes

visuais, visando à apresentação de exemplo

sobre produção e socialização de recurso

experimental adaptado para o estudo da

propagação do calor. Agir em prol da inclusão é

contribuir para a melhoria do ensino para todos

os estudantes.

Ler mais

RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

  • DOI: 10.22533/at.ed.53020230118

  • Palavras-chave: Ensino, Física, Deficiência visual, Inclusão, Recurso didático.

  • Keywords: Teaching, Physics, Visual impairment, Inclusion, Educational resource.

  • Abstract:

    We assumed that the inclusive

    education demands a new vision of school, in

    which students with special educational needs

    should be accommodated, with the guarantee

    of the right of access, for effective participation

    in school activities and, consequently, of

    learning. The professor is one of the pillars for

    the consolidation of inclusion. Thus, it is part

    of the University, through teaching, research

    and extension, provide the teacher building a

    reflective teaching practice that enables it to

    respond with clarity, issues such as: who am I

    going to teach? How should I proceed to respect

    and value individual differences of students. In

    this paper we discuss the physics teaching in

    the context of inclusion of the visually impaired,

    for example presentation about production and

    socialization of experimental feature adapted to

    the study of the propagation of heat. Act in favor

    of inclusion is to contribute to the improvement

    of education for all students.

  • Número de páginas: 11

  • Lucia da Cruz de Almeida
  • Viviane Medeiros Tavares Mota
Fale conosco Whatsapp