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capa do ebook Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem disse?

Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem disse?

Os alunos com deficiência visual

são cegos ou têm baixa visão. São pessoas

que têm os mesmos direitos sociais de

igualdade e de oportunidades educacionais. A

inclusão destes alunos em aulas regulares de

Física são os espaços de socialização e cultura

por excelência. Pretende-se com este artigo

mostrar a utilização do software educacional,

Modellus, aplicado ao ensino de Física no

ensino médio para um grupo de alunos, no

qual há um aluno deficiente visual, utilizando

como recurso de linguagem a audiodescrição

(AD) aliado ao leitor de telas, NVDA (Non Visual

Desktop Access), com a finalidade de que o

conhecimento seja acessível a todos os alunos

ao mesmo tempo. A simulação presente neste

trabalho é relacionada a um tópico da Física,

denominado de Lei de Snell, que foi analisada

por apresentar maior grau de dificuldade,

tanto para o aluno vidente quanto para o aluno

deficiente visual.

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Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem disse?

  • DOI: 10.22533/at.ed.53020230120

  • Palavras-chave: Ensino de Física. Modellus. NVDA. Deficiência visual.

  • Keywords: Physics teaching. Modellus. NVDA. Visual impairment. Audio description.

  • Abstract:

    Visually impaired students are

    blind or have low vision. They are people who

    have the same social rights of equality and

    educational opportunities. The inclusion of these

    students in regular Physics classes are spaces

    of socialization and culture par excellence. This

    article aims to show the use of the educational

    software, Modellus, applied to Physics teaching

    in high school for a group of students, in which

    there is a visually impaired student, using audio

    description (AD) as a language resource, allied

    to the screen reader, Non Visual Desktop Access

    (NVDA), so that knowledge can be accessible to

    all students at the same time. The simulation in

    this work is related to a topic of Physics, called

    Snell’s Law, which was chosen to be analyzed

    due to its greater degree of difficulty, both to the

    sighted and visually impaired students.

  • Número de páginas: 11

  • Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima
  • Sofia Castro Hallais
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