Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDESTE DO PARÁ, BRASIL

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDESTE DO PARÁ, BRASIL

A Estatística é parte da Matemática

Aplicada que auxilia no processo de pesquisa,

que permeia todas as áreas do conhecimento

que lidam com observações empíricas. O

objetivo deste estudo avaliar a percepção dos

alunos sobre a disciplina de Bioestatística

nos cursos de bacharelado em Ciências

Biológicas, Psicologia e Saúde Coletiva

em uma universidade no sudeste do Pará.

Participaram do estudo 88 alunos respondendo

um questionário de forma anônima e livre. O

banco de dados foi construído no programa

Microsoft Excel, para análise dos dados por

meio do teste qui-quadrado. Os alunos tinham

idade entre 17 e 49 anos, com média 23,1 ± 6,2

anos. Em relação ao perfil sociodemográfico

dos alunos, a maioria tinha até 21 anos (53,4%),

era do sexo feminino (78,4%), solteiro (85,2%) e

se declarou pardo (62,5%). Foram observadas

diferenças estatisticamente significantes entre

os três cursos para as variáveis sobre desistir

do curso (p=0,014), opinião sobre se estudaria

uma disciplina como Bioestatística no seu curso

(p=0,002), consulta à bibliografia (p=0,002) e

realização de tarefas realizadas pelo professor

da disciplina (p=0,007). Conclui-se que há

diferenças importantes entre os cursos de

graduação desta universidade em relação ao

perfil sociodemográfico e a percepção dos

alunos sobre a disciplina de Bioestatística,

que servirão de parâmetro para proposição

de novas metodologias de ensino e melhorais

nesta disciplina.

Ler mais

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDESTE DO PARÁ, BRASIL

  • DOI: 10.22533/at.ed.5472023019

  • Palavras-chave: Bioestatística. Ensino. Perfil sociodemográfico. Percepção

  • Keywords: Statistics. Education. Demographic profile. Perception

  • Abstract:

    Statistics is part of Applied

    Mathematics that assists the research process,

    which permeates all areas of knowledge that deal

    with empirical observations. Our objective was to measure students' perceptions of the

    discipline of Statistics in bachelor degree courses in Biological Sciences, Psychology

    and Public Health at a university in southeastern Pará, Brazil. Eighty-eight students

    answered an anonymous questionnaire. We did the data analysis using the Microsoft

    Excel program for data analysis using the chi-square test. The students were aged

    between 17 and 49 years old, with an average of 23.1 ± 6.2 years old. Regarding the

    students' social and demographic profile, most were up to 21 years old (53.4%), were

    female (78.4%), single (85.2%) and declared brown (62.5%). Statistically significant

    differences were observed between the three courses for the variables on dropping out

    of the course (p = 0.014), opinion on whether to study a discipline as Statistics in its

    course (p = 0.002), reference to the bibliography (p = 0.002) and performance of tasks

    performed by the subject teacher (p = 0.007). We concluded that there are important

    differences between the undergraduate courses of this university in relation to the

    social and demographic profile and the students' perception about the discipline of

    Statistics, which will serve as a parameter for proposing new teaching methodologies

    and improvements in this discipline.

  • Número de páginas: 12

  • Eric Renato Lima Figueiredo
  • Leiliane dos Santos da Conceição
  • Kivia Leticia dos Santos Reis
  • ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Fale conosco Whatsapp