Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI

O ensino de Sociologia enquanto

objeto de pesquisa debruça-se sobre diversas

dimensões, uma delas são as metodologias de

ensino de Sociologia. A pesquisa em questão

realiza reflexões desta temática. A sociedade

em rede, analisada por Manuel Castells,

tornou-se hegemônica no século XXI. Essa

hegemonia exigiu de todas as instituições

sociais uma ressignificação dos seus

limites, ações e organizações – a chamada

modernização reflexiva. A educação, e a escola

especificamente, ambas se encontram frente

a esse desafio. Os pontos se encontram na

seguinte questão: quais os desafios de ensinar

Sociologia em um contexto de novo paradigma

comunicacional? Para responder essa questão,

Bernard Charlot e sua compreensão das

relações com os saberes parece ser uma saída

viável e coerente. Uma vez que a relação com

o saber é construída a partir de uma infinidade

de conexões e contextos, buscou-se concentrar

o olhar em uma dessas conexões: as redes

sociais. Com o objetivo de produzir conteúdo

audiovisual de Sociologia para ser divulgado na

internet, discentes do Ensino Médio, juntamente

com docentes coordenadores do projeto, criam

roteiros que em seguida são materializados em

mapas mentais, em vídeos, imagens, ilustrações

e podcasts e publicamos nas plataformas

Youtube, Instagram e Facebook.

Ler mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI

  • DOI: 10.22533/at.ed.53020230123

  • Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Sociologia Digital; Ciberespaço.

  • Keywords: Sociology Teaching; Digital Sociology; Cyberspace.

  • Abstract:

    Sociology teaching as a research

    object is focused on several dimensions,

    being one of them the sociology teaching

    methodologies. This research accomplishes

    reflections on this thematic. The network

    society, analyzed by Manuel Castells, has

    become hegemonic in 21st century . This

    hegemony demanded from all social institutions

    a new interpretation of their limits, actions and

    organizations - named reflexive modernization.

    The education, and the school specifically,

    both face this challenge. The points meet each

    other in the following question: which are the

    challenges of teaching Sociology in a context

    of new communicative paradigm? In order to

    answer this question, Bernard Charlot and his

    comprehension of the knowledge relations seem

    to be a viable and coherent alternative. Since

    the knowledge relation is built from an infinity

    of connections and contexts, we attempted to

    concentrate on one of these connections: the

    social networks. In order to produce audiovisual

    content in Sociology to disseminate in internet, students from High School, and also

    coordinating teachers from the project create scripts and then materialize in mind maps,

    videos, images, illustrations and podcasts and publish in platforms such as Youtube,

    Instagram and Facebook.

  • Número de páginas: 15

  • Henrique Fernandes Alves Neto
Fale conosco Whatsapp