Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A IMPORTÂNCIA DA VERTENTENTE FRANCESA: DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

A IMPORTÂNCIA DA VERTENTENTE FRANCESA: DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

A Didática Profissional tem ajudado na formação de professores na França, especificamente no que se concerne à atividade do professor, perante o quadro de aperfeiçoamento na formação inicial ou continuada. Em meio a essa perspectiva, esse trabalho enfatizou-se nessa vertente, perspectivando a formação inicial do professor. O aporte metodológico da pesquisa evidenciou-se nos estudos bibliográficos feitos em artigos, ao qual exibiram que a Didática Profissional compreende a competência profissional docente em sala de aula, os resultados exibiram que perante a avaliação da Didática Profissional, pôde-se constatar a noção das concepções pragmáticas e epistêmicas que o educador leva durante o seu percurso como profissional. Por fim, como no Brasil se tem poucas pesquisas em torno da Didática Profissional, e visto que essa vertente é muito importante para o campo do trabalho do educador a fim de compreender os processos de aprendizagem no seu meio de trabalho, e que por esse viés a Didática Profissional deve ser mais explorada no cenário educacional brasileiro.

Ler mais

A IMPORTÂNCIA DA VERTENTENTE FRANCESA: DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

  • Palavras-chave: Didática Profissional. Competência. Formação dos adultos. Professor.

  • Keywords: Professional Didactics. Competence. Adult training. Teacher.

  • Abstract:

    Professional Didactics has helped in teacher training in France, specifically with regard to teacher activity, in the face of improvement in initial or continuing education. In the midst of this perspective, this work was emphasized in this aspect, focusing on the initial formation of the teacher. The methodological contribution of the research was evidenced in the bibliographical studies made in articles, which showed that the Professional Didactics comprises the professional teaching competence in the classroom, the results showed that before the evaluation of the Professional Didactics, the notion of pragmatic and epistemic conceptions that the educator takes during his career as a professional. Finally, as in Brazil there is little research on Professional Didactics, and since this aspect is very important for the educator's field of work in order to understand the learning processes in his work environment, and because of this bias Professional Didactics should be further explored in the Brazilian educational scenario.

  • Número de páginas: 11

  • Italândia Ferreira de Azevedo
  • Francisco Régis Vieira Alves
  • Maria Cleide da Silva Barroso
  • GEORGYANA GOMES CIDRÃO
Fale conosco Whatsapp