Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A PRÁTICA DA FOTOGRAFIA CEGA: TATEANDO OUTRAS VISUALIDADES NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

A PRÁTICA DA FOTOGRAFIA CEGA: TATEANDO OUTRAS VISUALIDADES NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Relato de experiência docente em

Artes Visuais, de uma oficina de “fotografia

cega” realizada na V Semana das Artes

Cênicas no Curso de Licenciatura em Teatro do

Instituto Federal do Ceará-IFCE. Buscou-se a

interlocução entre teoria e prática no processo

de ensino em Artes Visuais, através de

pesquisas acerca do conceito de experiência em

Bondía (2002), da visão e imagem em Bavcar

(1994) e Merleau-Ponty (2015) e da fotografia

em Dubois (1993). Pensou-se como principal

objetivo desta pesquisa propor um ensino de

Artes Visuais, em específico de fotografia, que

entenda a produção de imagens para além

da visão e que propicie experiências em vez

de informações. Como resultados surgidos

nesta atividade, observou-se possibilidades

de construção e reflexão sobre uma fotografia

para além da visão, um ato fotográfico dado

a partir da experiência, por outros sentidos

e construído através da proximidade de

fotógrafo e fotografado, contribuindo com novas

metodologias no ensino de artes visuais.

Ler mais

A PRÁTICA DA FOTOGRAFIA CEGA: TATEANDO OUTRAS VISUALIDADES NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais, Experiência, Imagem.

  • Keywords: Teaching Visual Arts, Experience, Image.

  • Abstract:

    The present work is a report

    of a teaching experience in Visual Arts of a

    “blind photography” workshop held at the 5th

    Week of the Performing Arts in the Degree of

    Theater Arts at the Federal Institute of CearáIFCE. We aimed for the interlocution between

    theory and practice in the teaching process in

    Visual Arts through research on the concept of

    experience in Bondía (2002), vision and image

    in Bavcar (1994) and Merleau-Ponty (2015)

    and photography in Dubois (1993). The main

    objective of this research was to propose a

    teaching of visual arts, specifically photography,

    that understands the production of images

    beyond the vision and that provides experiences

    instead of information. As a result of this activity,

    it was observed possibilities of construction

    and reflection on a photograph beyond vision,

    a photographic act given from experience, by

    other senses and built through the proximity of

    the photographer and the photographed object,

    contributing with new methodologies in the

    teaching of visual arts.

  • Número de páginas: 15

  • Adriano Morais de Freitas Neto
  • Gilberto Andrade Machado
Fale conosco Whatsapp