Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O ENSINO DE GENÉTICA EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

O ENSINO DE GENÉTICA EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Os conhecimentos no campo da

genética têm crescido neste último século,

no entanto, pesquisas têm mostrado que a

compreensão de estudantes sobre temas em

genética é deficiente e que pode favorecer

a formação de cidadãos passivos diante

de discussões científicas de seu tempo.

Reconhecendo a escola como meio de acesso

ao conhecimento científico, o objetivo desta

pesquisa foi investigar a eficácia de uma

metodologia ativa no ensino de tópicos em

genética à luz de alguns Princípios da Teoria da

Aprendizagem Significativa Crítica. Para tanto,

estudantes do Ensino Médio de quatro escolas

públicas do Rio de Janeiro foram convidados

a buscar soluções críticas para alguns casos

envolvendo genética e bioética. No total, 102

estudantes participaram da pesquisa cujos

resultados indicaram melhor compreensão de

temas em genética em conformidade com a

formação para o exercício da cidadania.

Ler mais

O ENSINO DE GENÉTICA EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.54720230111

  • Palavras-chave: Genética; Metodologias Ativas de Ensino; Aprendizagem Significativa Crítica; Escola Pública.

  • Keywords: Genetics; Active Teaching Methodologies; Critical Significant Learning; Public school.

  • Abstract:

    The knowledge in the field of

    genetic has gleaned concepts that are present

    in many aspects of society. However, research

    has shown that students’ understanding of

    genetics issues is deficient and may favor the

    formation of passive citizens in the face of

    scientific discussions of their time. Recognizing

    school as a means of access to scientific

    knowledge, the objective of the research was to

    investigate the efficacy of Active Methodologies

    in teaching topics in genetics in light of the

    Theory of Critical Significant Learning. To that

    end, high school students from four public

    schools in Rio de Janeiro were invited to seek

    solutions for some cases involving genetics

    and bioethics and to present them critically. In

    total, 102 students participated in the research

    whose results indicated a better understanding

    of genetic themes in accordance with the training for the exercise of citizenship.

  • Número de páginas: 12

  • Rosane Moreira Silva de Meirelles
  • Juliana Macedo Lacerda Nascimento
Fale conosco Whatsapp