Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM DISCIPLINA INTEGRADORA EMPRESA-UNIVERSIDADE

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM DISCIPLINA INTEGRADORA EMPRESA-UNIVERSIDADE

O processo de avaliar tem diversas

funções, como, verificar o rendimento e a evolução

do estudante para validar se o conhecimento foi

adquirido. Porém, as ferramentas comumente

aplicadas servem para classificar o aluno e

não mensurar seu desenvolvimento, por isso,

atualmente, estão sendo propostas variadas

de metodologias de avaliação. As disciplinas

de projetos e aprendizagem por problemas

vêm sendo cada vez mais aplicadas nas

universidades, a fim de preparar os alunos para

satisfazerem as necessidades do mercado

de trabalho com o desenvolvimento de

competências. O presente trabalho refere-se a

uma proposta de instrumento de avaliação do

desenvolvimento de competências transversais

em disciplinas integradoras entre universidade

e empresa, baseando-se na disciplina optativa

da Universidade de São Paulo. Para isso

foram estabelecidas prioridades e feita uma

sugestão de instrumento utilizado por diferentes

avaliadores: tutores na empresa, pares e

responsável pela disciplina.

Ler mais

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS EM DISCIPLINA INTEGRADORA EMPRESA-UNIVERSIDADE

  • DOI: 10.22533/at.ed.5472023018

  • Palavras-chave: Competências transversais. Disciplina integradora. Metodologia de avaliação.

  • Keywords: Transversal competences. Integrative Discipline. Evaluation methodology.

  • Abstract:

    The evaluation process has

    several functions, such as verifying the

    student's performance and evolution to

    validate if the knowledge was acquired.

    However, the commonly applied tools serve to

    classify the student and do not measure their

    development, so, currently, are being proposed

    varied evaluation methodologies. Project

    and problem-learning disciplines have been

    increasingly applied in universities in order to

    prepare students to meet the needs of the job

    market with skills development. The present

    work refers to a proposal for an instrument

    to evaluate the development of transversal

    competences in integrative disciplines between

    university and company, based on the elective

    course at the University of São Paulo. Priorities

    were established for this purpose and a tool

    suggestion was used by different evaluators:

    tutors in the company, peers and responsible

    for the discipline.

  • Número de páginas: 15

  • Maria Auxiliadora Motta Barreto
  • Maria Angélica Silva Cunha
Fale conosco Whatsapp