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REFLEXÕES EDUCOMUNICATIVAS SOBRE CINEMA E MÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Entre suas atribuições, a escola tem

como função proporcionar a fruição, a reflexão

e a criatividade por meio das linguagens

artísticas e seus signos, sob o fundamento

da liberdade em divulgar a cultura, a arte e

o saber. Após a promulgação da lei 13.006

de 2014 sobre a obrigatoriedade da exibição

de duas horas mensais de filmes nacionais

nas escolas de educação básica, tornouse fundamental pensar sobre as atribuições

escolares e sobre o espaço que se abre para o

cinema na instituição. Decorrente disso, como

articular essa demanda ao papel dos cursos de

formação inicial de professores? Como alia-la

aos desafios de um trabalho escolar relativo às

mídias e às tecnologias? Acredita-se que estes

espaços necessitam contemplar as mídias, as

tecnologias e as linguagens artísticas enquanto

meio e objeto de estudos na formação do

professor reflexivo, ao passo que saiba fruir das

linguagens artísticas como visões distintas do

mundo. Assim, o cinema pode ser meio e fim de

propostas que tratem das linguagens artísticas,

da crítica, da reflexão e ações conscientes da

formação de sujeitos autônomos. Para tanto, a

perspectiva da Educomunicação pode ser muito

interessante, uma vez que ela visa, entre outros

aspectos, favorecer a ação crítica e criativa

dos sujeitos diante das referências midiáticas.

Esse artigo, portanto, relaciona cinema e

educação com e para as mídias à formação

inicial de professores sob a perspectiva da

Educomunicação. 

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REFLEXÕES EDUCOMUNICATIVAS SOBRE CINEMA E MÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Cinema. Mídia. Educomunicação. Formação de Professores.

  • Keywords: Cinema. Media. Educommunication. Teachers Formation.

  • Abstract:

    Betwenn its assignments, the

    school’s task is to provide fruition, reflection and

    creativity through artistic languages and their

    signs, based on freedom to spread culture, art

    and knowledge. After the promulgation of the law

    13.006 of 2014 about the obligation to exhibit two

    hours of national films monthly in elementary’s

    and secundary’s schools, it became fundamental

    to think about the school assignments and also

    about the space that opens for the cinema in the

    institution. How to articulate this demand to the

    role of teachers graduation? How do link it to the

    challenges of school work about media? These spaces needs to contemplate the communications and media, the technologies and

    the artistic languages as a means and object of studies in the formation of the reflective

    teacher, at the same time being able to enjoy the artistic languages as distinct visions

    of the world. Therefore, cinema can be the means and end of proposals that deal

    with artistic languages, criticism, reflection and conscious actions of the autonomous

    subjects formation. For this, the perspective of Educommunication can be very

    interesting, since it aims, among other aspects, to favor the critical and creative action

    of the subjects before the media references. This article, as soom, relates cinema and

    education with and for the media to the teachers graduation from the perspective of

    Educommunication.

  • Número de páginas: 15

  • Bruna Donato Reche
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