Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook DESEMPENHO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DESEMPENHO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O equilíbrio estático e dinâmico é

considerado o ponto de partida para interação

do indivíduo com o meio e para o desempenho

de suas atividades funcionais de vida diária.

O objetivo deste capítulo é esclarecer a

importância da avaliação adequada do equilíbrio

estático e dinâmico, e apresentar os resultados

da pesquisa que teve como objetivo analisar

o equilíbrio estático e dinâmico de crianças e

adolescentes em idade escolar, comparando

o seu desempenho com relação ao Índice de

Massa Corporal (IMC) e sexo. O estudo foi

desenvolvido com uma amostra de 93 crianças

de 8 a 17 anos de idade de uma escola pública

de Goiânia, Goiás, Brasil. As habilidades de

equilíbrio foram avaliadas utilizando a Escala

de Equilíbrio Pediátrica, que é uma adaptação

da Escala de Equilíbrio de Berg e tem sido

empregada para análise e acompanhamento

do desempenho do equilíbrio de crianças e

adolescentes. Os resultados encontrados

demonstraram que para esta pesquisa tanto

o sexo quanto o IMC não influenciaram o

desempenho na Escala de Equilíbrio Pediátrica

em crianças saudáveis. O estudo ratifica a

escala usada como uma importante ferramenta

para ser usada no âmbito da Fisioterapia

Neurofuncional, podendo ser aplicada com

crianças com desordens neurológicas e do

desenvolvimento motor.

Ler mais

DESEMPENHO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • DOI: atena

  • Palavras-chave: desenvolvimento infantil; equilíbrio corporal; habilidades motoras.

  • Keywords: child development; body balance; motor skills.

  • Abstract:

    Static and dynamic balance is

    considered the starting point for the individual’s

    interaction with the environment and for the

    performance of their functional activities of daily

    living. The objective of this chapter is to clarify

    the importance of adequate assessment of the

    static and dynamic balance and to present the

    results of the research that aimed to analyze the

    static and dynamic balance of school children

    and adolescents, comparing their performance

    in relation to the Body Mass Index (BMI) and

    sex. The study was developed with a sample

    of 93 children, 8 to 17 years of a public school

    in Goiânia, Goias, Brazil. Balancing skills were

    evaluated using the Pediatric Balance Scale,

    which is an adaptation of the Berg Balance

    Scale and has been used to analyze and

    monitor the balance performance of children and

    Fisioterapia Neurofuncional Capítulo 15 174

    adolescents. The results showed that for this study both sex and BMI did not influence

    the Pediatric Equilibrium Scale performance in healthy children. The study emphasizes

    the scale used as an important assessment in Neurofunctional Physiotherapy, and can

    be applied with children with neurological disorders and motor development.

  • Número de páginas: 15

  • Tânia Cristina Dias da Silva Hamu
  • Thailyne Bizinotto
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga
Fale conosco Whatsapp