Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA

O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA

Em uma contemporaneidade

rodeada por bilhões de imagens e estímulos

visuais constantes, consideramos ser necessário

que os escolares desenvolvam o senso crítico

perante as imagens que os cercam, sejam essas

fotográficas ou não. O estímulo ao senso crítico

frente à própria produção fotográfica reflete na

vida pessoal dos estudantes e no meio social

em que vivem por consequência, possibilitando

a problematização e a compreensão do

mundo ao redor. Este trabalho tem por objetivo

apresentar e discutir sobre atividades realizadas

em diferentes escolas nas cidades de Pelotas e

Rio Grande, que integram as ações do projeto

de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” (CA/

UFPel). O referido projeto tem como objetivo

o de proporcionar aos escolares a construção

de conhecimentos no campo de Artes Visuais,

tendo como tema propulsor a fotografia,

utilizando-a como recurso amplificador do olhar

sensível e crítico sobre o cotidiano. Tal projeto

se insere no âmbito das ações de extensão

do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em

Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), levando

para a realidade escolar o resultado de pesquisas

desenvolvidas no Núcleo, e propiciando a

aproximação dos docentes em formação do

contexto escolar. Os resultados indicam que

os escolares ampliaram o entendimento sobre

como a sociedade se relaciona com as imagens

que produz, transgredindo as percepções

socialmente consagradas e estabelecendo

formas criativas de comunicação, como

possibilidades de processos reflexivos,

filosóficos e artísticos acerca da compreensão

de nós mesmos e do mundo.

Ler mais

O OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Fotografia. Artes Visuais. Pesquisa. Extensão. Formação Docente.

  • Keywords: Photography. Visual Arts. Search. Extension. Teacher Training.

  • Abstract:

     In the contemporaneity surrounded

    by billions of images and constant visual stimuli,

    we consider that it is necessary that the students

    develop the critical sense about the images

    that surround them, be they photographic or

    not. The stimulus to the critical sense in front

    of the photographic production itself, reflects

    in the personal life of the students and in the

    social environment consequently, allowing

    problematization and the understanding of the

    world around them. The objective of this work is

    to present and discuss the activities carried out

    in different schools in the cities of Pelotas and 

    Rio Grande, which are part of the project “PhotoGraphein vai à Escola” (CA / UFPel).

    The aim of this project is to provide students the construction of knowledge in the field

    of Visual Arts, having as a propelling theme photography, using it as an amplifying

    resource of the sensitive and critical look about the daily life. This project is part of the

    extension actions of PhotoGraphein - Photo and Education Research Center (UFPel

    / CNPq), bringing to school reality the results of research carried out in the Nucleus,

    and enabling the approach of teachers in formation in the school context . The results

    indicate that the students have broadened their understanding of how society relates to

    the images it produces, transgressing socially consecrated perceptions and establishing

    creative forms of communication as possibilities of reflective, philosophical and artistic

    processes about understanding ourselves and the world.

  • Número de páginas: 15

  • Cláudia Mariza Mattos Brandão
  • Guilherme Susin Sirtoli
Fale conosco Whatsapp