Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ABORDAGEM REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMAGEM SOBRE A PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

ABORDAGEM REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMAGEM SOBRE A PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

Objetivou-se desenvolver uma

reflexão sobre a formação de estudantes

de enfermagem acerca da prevenção da

osteoporose à luz da teoria transpessoal de Jean

Watson. Trata-se de uma análise reflexiva com

abordagem interpretativa/formativa. Este estudo

resultou em categorias de significados, a saber:

Educação permanente sobre osteoporose na

formação de estudantes de enfermagem, onde

evidencia-se a necessidade de uma educação

permanente em saúde sobre a osteoporose;

Metodologias ativas na formação de enfermeiro

com a aplicação de teorias de enfermagem,

haja vista que as aplicações metodológicas

na formação favorecem o amadurecimento

profissional ético/político; A fundamentação da

Teoria do Cuidado Transpessoal Humano de

Jean Watson para a formação de enfermeiros,

em que a adoção do cuidado transpessoal por

meio do processo Clinical Caritas vem a ser um

método inovador capaz de levar o paciente a

auto-prevenção da osteoporose. Percebe-se

a importância de conhecimentos nos aspectos

de prevenção da osteoporose no contexto da

formação continuada e a necessidade de se

assumir uma postura de maior responsabilidade

para a sensibilização do público na prevenção

da osteoporose.

Ler mais

ABORDAGEM REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMAGEM SOBRE A PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Educação Continuada. Enfermagem. Osteoporose. Educação em Saúde.

  • Keywords: Education, Continuing. Nursing. Osteoporosis. Health Education.

  • Abstract:

    The aim of this study was to

    develop a reflection on the training of nursing

    students about the prevention of osteoporosis

    in light of Jean Watson transpersonal theory.

    It is a reflexive analysis with an interpretive

    / formative approach. This study resulted in

    categories of meanings, namely: Permanent

    education on osteoporosis in the training of nursing students, where it is evident the

    need for a permanent health education on osteoporosis; Active methodologies in the

    training of nurses with the application of nursing theories, given that the methodological

    applications in the training favor professional ethical / political maturation; The rationale

    of Jean Watson’s Human Transpersonal Care Theory for Nursing Training, in which

    the adoption of transpersonal care through the Clinical Caritas process becomes an

    innovative method capable of leading the patient to self-prevention of osteoporosis.

    The importance of knowledge in the prevention aspects of osteoporosis in the context

    of continuing education and the need to assume a greater responsibility for public

    awareness in the prevention of osteoporosis is appreciated.

  • Número de páginas: 15

  • Tharles Lindenberg de Brito Araújo
Fale conosco Whatsapp