Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

No contexto da sociedade atual, há

um consenso sobre o papel preponderante que

os professores são convocados a desempenhar,

na construção de um novo paradigma

educacional. Essa nova forma de compreender

a educação exige dos professores processos

de mudanças na formação inicial e continuada,

objetivando uma elevação do nível de qualidade

da educação. Assim sendo, torna-se necessário

que os professores compreendam os fenômenos

que mediam o processo ensino-aprendizagem

na educação de jovens e adultos, tomando como

referência o processo da formação continuada,

estabelecendo articulação entre teoria e prática,

desvendando possibilidades de inovações

para o trabalho docente com estudantes da

EJA. Nesta ótica, o suporte teórico defendido

por Freire (1996), Granville (2006), Imbernón

(2009), Perrenoud (2002), Tardif (2010), entre

outros, permitiu identificar a necessidade

de redimensionamento, nas concepções e

práticas desses professores. Todavia, para

alcançá-las, a formação continuada deverá

assumir o formato de estudos sistemáticos e

coletivos, para distanciar-se da mera aplicação

de técnicas e reprodução mecânica de saberes.

A orientação metodológica consistiu numa

pesquisa de abordagem mista, qualitativa e

quantitativa. Na coleta de dados, com base

em inquéritos por questionário, as respostas

originaram categorias de análise, formalizando

os resultados da pesquisa. Conclui-se que os

professores da EJA percebem a importância

da formação continuada para a mudança de

concepções e práticas. Contudo, é necessário

aprofundar o envolvimento desses professores

nas formações da EJA, de forma a contribuir

para a transformação das práticas e o

desenvolvimento profissional

Ler mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Formação Continuada; Educação de Jovens e Adultos; Professores da EJA.

  • Keywords: Continuing Education; education of young people and adults; EJA teachers.

  • Abstract:

    In the context of the current

    society, there is a consensus on the key role that

    teachers are invited to play in the construction

    of a new educational paradigm. This new way of

    understanding the education requires teachers

    change processes in initial and continuing

    training, aiming to increase the level of quality

    of education. Thus, it is necessary for teachers

    located and understand the phenomena that

    measured the teaching-learning process in the

    education of young people and adults, taking as reference the process of continuing education, establishing links between theory and

    practice, unveiling possibilities of innovations for the teaching work with students of EJA.

    In this perspective, the theoretical support defended by Freire (1996), Granville (2006),

    Imbernon (2009), Perrenoud (2002), Tardif (2010), among others, have identified the

    need for resizing in the conceptions and practices of the teachers. However to reach

    them, continued training should take the format of systematic studies and collective, to

    distance themselves from the mere application of technical and mechanical reproduction

    of knowledge. The methodological guidance consisted of a exploratory research of

    qualitative and quantitative approach, whose data was collected using questionnaires.

    The responses originated categories of analysis, formalizing the search results.We

    can conclude that EJA teachers assume the importance of continuing education for the

    changing of conception sand practices. However, it is necessary to deepen teachers

    involvement in adult education courses, in order to contribute to the transformation of

    practices and professional development.

  • Número de páginas: 15

  • Marcia Cristina Araújo Lustosa Silva
Fale conosco Whatsapp