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capa do ebook AVALIAÇÃO DO ENSINO DE PSIQUIATRIA E DE SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA

AVALIAÇÃO DO ENSINO DE PSIQUIATRIA E DE SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA

Avaliar é atribuir valor para a aferição

do conhecimento com atribuição de créditos. A

avaliação, como aliada da aprendizagem, parece

importante subsídio para qualificar e solidificar

as bases do ensino superior e os processos

relacionais que neles interferem. Esse estudo

teve como objetivo apontar a realidade

da avaliação da qualidade do ensino de

enfermagem psiquiátrica e de saúde mental na

graduação. Realizou-se revisão de literatura na

Base de Dados Google Scholar. Os resultados

mostraram um panorama da avaliação do

ensino de enfermagem psiquiátrica e de saúde

mental em diversos países, como Austrália,

Nova Zelândia e Reino Unido e em países

da América Latina e Central, como Colômbia,

México e Uruguai. No Brasil, evidenciaramse pesquisas do ensino de enfermagem

psiquiátrica e de saúde mental na graduação,

que foram realizadas após a promulgação

da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira nº

10.216 de 06 de abril de 2001. Elas apontaram

para o fato de as disciplinas curriculares de

saúde mental e psiquiatria serem marcadas

pelo enfoque do que seja normal e patológico,

no transcorrer do ciclo de vital, centrados na

psicopatologia e na instituição psiquiátrica.

Concluiu-se que o cenário atual pode colaborar

para a formação de profissionais acríticos e

pouco atuantes politicamente dentro de um

contexto de Reforma Psiquiátrica e por isso

evidencia-se a preocupação com a atualização

do ensino na área voltado para a construção

uma nova concepção sobre o saber e as

práticas psiquiátricas, que possibilite ao sujeito

com transtorno mental alternativas e distintas

formas de inserção social.

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AVALIAÇÃO DO ENSINO DE PSIQUIATRIA E DE SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Avaliação, Educação em enfermagem, Saúde mental, Políticas públicas de saúde.

  • Keywords: Evaluation, Nursing education, Mental health, Public healthcare policy

  • Abstract:

    Evaluating is giving value to

    knowledge measurement granting its credits.

    Evaluation, associated to learning, seems an

    important subsidize to qualify and solidify the basis of higher education and the relational process that interfere in them. This work

    aims at presenting the reality of the teaching psychiatry nursing and mental health

    graduation quality evaluation. It was done a literature review in the Google Scholar data

    base. The results show an overview of teaching psychiatry nursing and mental health

    in several countries, as New Zealand, Australia and United Kingdom, South America

    and Central countries as Colombia, Mexico, and Uruguay. In Brazil, studies in teaching

    psychiatric nursing and mental health are highlighted in graduation courses, which were

    done after the promulgation of the Brazilian psychiatric reform law n. 10.216 from April

    the 06th 2001. They pointed to the fact that the mental health and psychiatric curricular

    subjects were characterized by the emphasis in what is normal and pathological, in the

    ongoing vital cycle, centering in the psychopathology and in the psychiatric institution.

    We concluded that the current scenario may contribute to the qualification of uncritical

    and little political active professionals in a context of psychiatric reform. For this reason

    the concerning about updating the teaching in this area, focused on the construction

    of a new conception about the knowledge and psychiatric practices which enable

    the person with mental disorders alternatives and different ways of social inserts, is

    highlighted. 

  • Número de páginas: 15

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