Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A LINGUAGEM ESCULTÓRICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PESQUISA DO PARFOR/FURB SOBRE VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ARTES

A LINGUAGEM ESCULTÓRICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PESQUISA DO PARFOR/FURB SOBRE VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ARTES

 Este artigo apresenta uma pesquisa

desenvolvida no curso de Artes Visuais – PARFOR

(Plano Nacional de Formação de Professores

da Educação Básica), da Universidade Regional

de Blumenau – FURB. A análise levantou dados

com os professores da disciplina de Artes do

Ensino Fundamental, anos finais, de escolas da

rede pública de ensino da cidade de Brusque

do estado de Santa Catarina, com o objetivo

de averiguar como tem sido tratado os saberes

e as vivências das práticas escultóricas em

sala de aula. Essa questão surgiu durante as

aulas da disciplina de Escultura, ao observar

as inquietações trazidas pelos alunos do

PARFOR em relação ao ensino-aprendizagem

do tridimensional. A tridimensionalidade no

contexto escolar traz sua referência não só no

fazer artístico, mas nas possibilidades de uma

aprendizagem mais complexa, propiciando

uma reflexão sobre a capacidade de contribuir

com a transformação da realidade em que o

indivíduo está inserido. A metodologia utilizada

neste trabalho caracterizou-se como pesquisa

bibliográfica, qualitativa e pesquisa-ação,

considerando a análise dos resultados obtidos

nas avaliações dos professores por meio de um

questionário com perguntas abertas e fechadas.

Os resultados da pesquisa, que envolveu

vinte professores de Artes, revelaram dados

com destaque para as práticas e conceitos

desenvolvidos, as dificuldades encontradas

em sala de aula e os materiais escultóricos

utilizados para as atividades artísticas.

Ler mais

A LINGUAGEM ESCULTÓRICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PESQUISA DO PARFOR/FURB SOBRE VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ARTES

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Educação. Tridimensional. Práticas Pedagógicas.

  • Keywords: Education. Three-dimensional. Pedagogical Practices.

  • Abstract:

    This article presents a research

    developed in the Visual Arts course – PARFOR

    (National Plan for Formation of Teachers of

    Basic Education), of the Regional University of

    Blumenau – FURB. The research raised data

    with the teachers of the Arts discipline from

    Elementary School, final years, in the public

    school system of the Brusque city in Santa

    Catarina state, in order to find out how it has

    been treated knowledge and the experiences

    of the sculptural practices in the classroom.

    This question came up during the classes of

    Sculpture, when observing the concerns brought

    by PARFOR students in relation to the teaching-

    learning of the three-dimensional. The three-dimensionality in the school context brings

    its reference not only in the artistic practice, but in the possibilities of a more complex

    learning, propitiating a reflection on the capacity to contribute with the transformation

    of the reality in which the individual is inserted. The methodology applied in this

    work was characterized as bibliographical research, qualitative and action research,

    considering the analysis of the results obtained in the teachers’ evaluations by means

    of a questionnaire with open and closed questions. The results of the survey, in which

    involved twenty teachers of Arts, revealed data highlighting on concepts and practices

    developed, the difficulties found in the classroom and the sculptural materials used for

    artistic activities.

  • Número de páginas: 15

  • Roseli Kietzer Moreira
  • Lindamir Aparecida Rosa Junge
Fale conosco Whatsapp