Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook OS CURRÍCULOS PRATICADOS E (RE)CRIADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES

OS CURRÍCULOS PRATICADOS E (RE)CRIADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES

Este artigo de abordagem

qualitativa, pautada numa perspectiva teóricometodológica da narrativa, utilizou como

instrumentos de investigação: conversas, diário

de pesquisa e observações, e foi realizada

com três professoras iniciantes que atuam nos

anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede

pública municipal de Caxias-MA. O problema

de pesquisa questiona: Como as professoras

iniciantes tecem currículos no cotidiano da

prática pedagógica? O objetivo geral deste

trabalho é: compreender como as professoras

iniciantes tecem currículos no cotidiano do seu

desenvolvimento profissional. E os objetivos

específicos buscam: analisar os currículos

criados e recriados por professoras iniciantes

no cotidiano da prática pedagógica, bem como

refletir acerca das contribuições dos currículos

tecidos por professoras iniciantes no cotidiano

do seu desenvolvimento profissional. Nos

fundamentamos em: Huberman (2000), Oliveira

(2012; 2013), Moreira e Silva (2013), entre

outros. Os resultados mostram o potencial

dos currículos praticados no cotidiano pelas

professoras iniciantes, que não se deixam

aprisionar o tempo todo, e assim, extrapolam

os currículos prescritos, contribuindo para o

desenvolvimento do processo de aprender

e ensinar. Assim, os saberes curriculares

tecidos em inúmeros contextos, incertezas e

complexidades são criados e recriados de forma

criativamente pelas professoras iniciantes em

interação com os inúmeros sujeitos do cotidiano,

sobretudo, seus alunos, como também ao criar

materiais pedagógicas; ao realizar aulas extra

classe; no desenvolvimento de pesquisas

no cotidiano da prática pedagógica; nos

planejamentos e encontros do PNAIC, entre

tantas outras experiências e tessituras de

saberes os quais contribuem para tecer suas

múltiplas identidades profissionais.

Ler mais

OS CURRÍCULOS PRATICADOS E (RE)CRIADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Currículo. Professoras Iniciantes. Saberes Docentes.

  • Keywords: Curriculum. Beginners Teachers. You know teachers.

  • Abstract:

    This qualitative article, based on

    a theoretical-methodological perspective of

    the narrative, used as research instruments:

    conversations, research diary and observations, and was carried out with three beginner teachers who work in the initial years of

    Elementary School in the public network county of Caxias-MA. The research problem

    asks: How do beginner teachers weave curricula in the daily practice of pedagogy?

    The general objective of this work is to understand how beginner teachers weave

    curricula in the daily life of their professional development. And the specific objectives

    are: to analyze the curricula created and recreated by beginning teachers in the daily

    practice of teaching, as well as to reflect on the contributions of the curricula woven by

    beginner teachers in the daily life of their professional development. We are based on:

    Huberman (2000), Oliveira (2012, 2013), Moreira e Silva (2013), among others. The

    results show the potential of the curricula practiced in daily life by the beginning teachers,

    who do not allow themselves to be imprisoned all the time, and thus extrapolate the

    prescribed curricula, contributing to the development of the process of learning and

    teaching. Thus, curricular knowledges woven in countless contexts, uncertainties and

    complexities are creatively created and recreated by beginner teachers in interaction

    with the numerous everyday subjects, especially their students, as well as in creating

    pedagogical materials; when doing extra class classes; in the development of research

    in the daily practice of teaching; in the planning and meetings of the PNAIC, among

    many other experiences and tessituras of knowledge that contribute to weave their

    multiple professional identities.

  • Número de páginas: 15

  • JOELSON DE SOUSA MORAIS
Fale conosco Whatsapp