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capa do ebook QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO FORMAÇÃO HUMANA E A SUPERVISÃO EDUCACIONAL:  Um pensar e um fazer em construção

QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO FORMAÇÃO HUMANA E A SUPERVISÃO EDUCACIONAL: Um pensar e um fazer em construção

Este trabalho apresenta reflexões de supervisores educacionais sobre a qualidade social da educação básica numa perspectiva de educação escolar como formação humana e a implicação dessa perspectiva sobre a ação supervisora. Partindo das experiências vividas na escola, de seus estudos e participação na pesquisa longitudinal intitulada “A Qualidade da Escola Pública: um estudo longitudinal para sustentação da responsabilização partilhada em uma rede de ensino” (2013-2017), desenvolvida pela academia em parceria com escolas de ensino fundamental de uma rede pública municipal, os autores refletem sobre a educação escolar como formação humana e, dessa perspectiva, “ouvem” as percepções de diferentes atores educacionais sobre o que constitui a qualidade social da escola e que ainda não é capturado pelas atuais avaliações de larga escala. Das relações estabelecidas entre educação como formação humana e qualidade social da educação, repensam e revisam seu fazer supervisor, identificando equívocos, limitações, avanços, possibilidades e necessidades, entendendo que, ao qualificar sua ação profissional, na direção de um trabalho político-pedagógico emancipador, podem contribuir com a qualificação da escola e da educação.

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QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO FORMAÇÃO HUMANA E A SUPERVISÃO EDUCACIONAL: Um pensar e um fazer em construção

  • Palavras-chave: Formação humana. Qualidade social da educação. Supervisão educacional.

  • Keywords: human formation. Social quality of education. Educational supervision.

  • Abstract:

    This paper presents reflections of educational supervisors about the social quality of basic education from a perspective of school education as human formation and the implication of this perspective on the supervisory action. Starting from Lived  experiences  in the school, from its studies and participation in the longitudinal research entitled "The quality of the public school: a longitudinal study to support the shared accountability in a teaching network" (2013-2017), developed by academia in partnership with elementary schools in a municipal public education System, the authors reflect about school education as human education and, from this perspective, “make the listen” the perceptions of different educational actors about what constitutes the social quality of the school and is not yet captured by the current large-scale assessments. From the relations established between education as human education and the social quality of education, they rethink and review their supervisor job, identifying misconceptions, limitations, advances, possibilities and needs, understanding that by qualifying their action professional, in the direction of an emancipator political-pedagogical work, can contribute to the qualification of school and education.

  • Número de páginas: 14

  • Margarida Montejano da Silva
  • Charles Durães Leite
  • Sandra Cristina Tomaz
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