Visualizações

30

A ENFERMAGEM PROMOVENDO A SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO TEATRO

Este estudo teve como objetivo descrever como foi para as crianças vivenciar o Teatro Olho Vivo e analisar se o teatro foi uma metodologia apropriada para a compreensão das crianças sobre a importância do Teste de Acuidade Visual e da promoção da saúde visual. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, participaram 55 crianças matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública federal de Minas Gerais. Para a coleta dos dados foram empregados: a técnica da imagem fotográfica,entrevista não diretiva e técnica da associação livre de ideias utilizando as imagens fotográficas. Em seguida, optou-se pela triangulação dos dados a fim de se obter maior veracidade das informações obtidas. Para a análise dos dados foi empregada a análise temática ou categorial de Bardin que resultou em duas categorias: O uso do teatro na promoção da saúde ocular para escolares; O papel da enfermagem no cuidado a saúde ocular. Os depoimentos apontaram a eficácia do teatro na promoção da saúde ocular das crianças participantes, pois favoreceu a compreensão das informações encenadas. Consideramos ser importante a participação do enfermeiro nas escolas para realizar ações de prevenção, promoção e recuperação de saúde, além disso, evidenciou-se o emprego do teatro, como metodologia ativa, sendo uma técnica adequada para facilitar a compreensão dos participantes sobre a importância do Teste de Acuidade Visual, cuidados para se manter uma boa saúde visual, identificação de sintomas oculares, alimentação adequada para se promover a saúde ocular.

A ENFERMAGEM PROMOVENDO A SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO TEATRO

DOI: 10.22533/at.ed.80919231220

Palavras chave: Promoção da Saúde; Enfermagem; Saúde Ocular

Keywords: Health Promotion; Nursing; Eye Health

Abstract:

This study aimed to describe how it was for children to experience the Olho Vivo Theater and to analyze if the theater was an appropriate methodology for the understanding of children about the importance of the Visual Acuity Test and the promotion of visual health. This is an exploratory, descriptive and qualitative research, involving 55 children enrolled in the first year of elementary school at a federal public school in Minas Gerais. For data collection were employed: the technique of photographic image, non-directive interview and the technique of free association of ideas using photographic images. Then, we chose to triangulate the data in order to obtain greater accuracy of the information obtained. For data analysis, Bardin's thematic or categorical analysis was used, which resulted in two categories: The use of theater to promote eye health for schoolchildren; The role of nursing in eye health care. The statements pointed to the effectiveness of theater in promoting the eye health of participating children, as it favored the understanding of staged information. We consider it important for nurses to participate in schools to perform health prevention, promotion and recovery actions. In addition, the use of theater as an active methodology was evidenced, being an appropriate technique to facilitate participants' understanding of the importance of the Test. of Visual Acuity, care to maintain good visual health, identification of eye symptoms, adequate nutrition to promote eye health.

Autores

  • Giovana Caetano de Araujo Laguardia
  • Irene Duarte Souza
  • Izabela Palitot da Silva
  • Larissa Matos Amaral Martins
  • Larissa Rodrigues Esteves
  • Lucas Roque Matos
  • Maria Vitória Hoffmann
  • Thalita de Oliveira Felisbino
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco
  • ZULEYCE MARIA LESSA PACHECO